Em vistoria técnica às frentes de trabalho na península, prefeito e deputado federal celebraram avanço definitivo da infraestrutura e estipularam prazos para conclusão da primeira etapa.
O asfaltamento da BR-030 na Península de Maraú, uma das intervenções estruturais mais aguardadas do baixo sul baiano, avançou para uma fase considerada irreversível. No último domingo (21), o deputado federal João Bacelar (PL-BA) e o prefeito de Maraú, Dr. Ravan (PSD), realizaram uma vistoria técnica conjunta para inspecionar os canteiros de obras, a instalação de bueiros, os sistemas de drenagem e a movimentação do maquinário de britagem asfáltica na região.
Durante a fiscalização, o prefeito Dr. Ravan (PSD) foi enfático ao atribuir a viabilidade do projeto à persistência e articulação política do parlamentar federal, destacando o impacto de sua atuação em Brasília. “O DNA dessa obra é desse deputado. Merece o nosso respeito, e a obra já saiu”, disparou o gestor municipal, complementando que a meta do governo é entregar a primeira etapa concluída, que compreende o trecho entre o entroncamento da BA-001 e a sede do município de Maraú. “Não é a obra começar, não é a obra quase finalizar, é a obra finalizada, 001 até a sede de Maraú dentro desse nosso governo”, assegurou Dr. Ravan.
A pavimentação da rodovia acumula um histórico de promessas que se estende por mais de cinco décadas e enfrentou entraves severos recentes. Entre os principais gargalos burocráticos e logísticos esteve um impasse de um ano e meio relacionado à preservação da chamada “Pedra de Oxóssi”. Engenheiro civil e rodoviário formado pela Escola Politécnica da UFBA, João Bacelar relembrou que a rodovia era uma tese defendida por seu antigo professor, o falecido ex-deputado Vasco Neto. O parlamentar apontou que o projeto executivo foi inteiramente viabilizado por meio de emendas individuais de sua autoria.
“Quando assumi o mandato de deputado federal, tive essa obra como meu marco político. Tô no quinto mandato e já são 10 anos brigando por ela em Brasília”, pontuou Bacelar. Diante do ritmo atual dos trabalhos, o deputado informou que acionará formalmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para garantir que o fluxo de repasses contratuais permaneça regular. O objetivo do grupo político é realizar o ato formal de inauguração no próximo ano, articulando a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner (PT) ao lado da gestão municipal.
