Prefeito e presidente da UPB destacou a parceria com o governo estadual e o impacto econômico e cultural do evento, que reúne produtores locais e artesãos na Chapada Diamantina.
O prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), celebrou o sucesso consolidado do III Arraiá da Agricultura Familiar, evento integrado aos festejos juninos do município, no coração da Chapada Diamantina. Em vistoria realizada pelos stands montados no circuito histórico, o gestor — que cumpre seu quarto mandato à frente do Executivo municipal — destacou o robusto impacto socioeconômico da feira. A iniciativa une a valorização do homem do campo ao fomento direto da economia criativa e do fluxo turístico regional.
Durante a caminhada pelas instalações decoradas, Cardoso enfatizou o papel dos pequenos produtores e a cooperação institucional que viabilizou a estrutura da festa. “Estamos aqui no Arraiá da Agricultura Familiar. Quero agradecer à CAR [Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional], ao Governo do Estado, ao governador Jerônimo Rodrigues e ao meu amigo Jeandro”, declarou o prefeito. Para o líder municipalista, a expressiva movimentação de vendas nos canteiros da feira corrobora o protagonismo do setor rural da cidade. “Aqui em Andaraí os assentamentos produzem, gente. Graças a Deus e graças à nossa turma aqui”, comemorou.
O circuito junino abriu espaço exclusivo para a comercialização de peças artesanais e alimentos beneficiados por famílias da região, incluindo comunidades tradicionais e moradores de assentamentos locais, como o Soares e o Salobrinho. Ao interagir com feirantes e visitantes, Wilson Cardoso elogiou o clima de hospitalidade e a organização do espaço. “Aqui é a área do artesanato. Olha que coisa linda, todo mundo tranquilo aqui, todo mundo feliz, dando risada… É sinal de que as coisas estão acontecendo”, ressaltou.
Presente no ato, o coordenador e produtor local Jeandro ratificou os números positivos de comercialização e detalhou o calendário de programações que estende as atividades culturais até o meio da semana. “O movimento está bom, todos os produtores estão vendendo, turista visitando, forró todo dia a partir das dezoito horas. E vamos ter ainda mais dois dias, vinte e três e vinte e quatro de junho, com o pessoal aqui organizado para fornecer o produto para o turismo e para o morador local, vindo da agricultura familiar de Andaraí”, explicou o produtor. O anúncio foi arrematado em tom de celebração política pelo prefeito: “Viva a agricultura familiar! Viva o Governo da Bahia!”.
