Salvador, 23/06/2026 15:06

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Serviços Públicos

“A seca promete ser pior do que a do ano passado”, alerta Fabíola Mansur ao defender adutora de R$ 400 milhões

Compartilhe:

google-news-follow

Em entrevista à Rádio Irecê Líder FM, pré-candidata cobrou plano de contingência regional da Embasa contra o El Niño e celebrou investimentos assegurados pelo Novo PAC.

A Bahia precisa se antecipar de forma coordenada para mitigar os severos impactos climáticos previstos com a consolidação do fenômeno El Niño. O alerta foi emitido pela pré-candidata a deputada estadual Fabíola Mansur em entrevista concedida ao programa Jornal do Meio Dia, da Rádio Irecê Líder FM 103,7, nesta semana. Durante a sabatina, a parlamentar detalhou agendas estratégicas focadas na segurança hídrica da microrregião de Irecê, com destaque para a ampliação dos sistemas de abastecimento do município de Ibipeba e o andamento da Adutora do São Francisco.

Mansur defendeu que a Empresa Baiana de Saneamento de Águas e Saneamento (Embasa) adote uma postura proativa e descentralizada para blindar os trabalhadores rurais antes do agravamento da estiagem. “A Embasa regionalmente, para conviver com o que vai acontecer no El Niño, precisa fazer um mapeamento do que tá acontecendo, porque a obra da Adutora do São Francisco não é uma obra pra agora, obviamente. É preciso ajudar os produtores no subsídio à ração pros animais e na ampliação do que pode ser feito nos sistemas de abastecimento de água, já antecipadamente”, pontuou.

A estruturação definitiva do abastecimento regional conta com o suporte financeiro de instâncias federais. De acordo com a pré-candidata, o projeto de engenharia hídrica foi incluído no portfólio de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contando com um aporte de R$ 400 milhões. O anúncio formal da intervenção ocorreu durante a passagem da comitiva da Serin Itinerante (Secretaria de Relações Institucionais do Estado). O projeto já teve seu processo licitatório concluído pelo Executivo federal e aguarda a ordem de início dos serviços de ampliação para conter os danos sociais da estiagem.

O debate técnico na região de Irecê foi acompanhado de perto por lideranças políticas locais, como a vereadora Izania e a ex-secretária de Saúde de Uibaí, Katy Barcelos, que endossaram as cobranças apresentadas junto à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ao encerrar o balanço das ações, Fabíola conclamou os prefeitos e representantes da região a unificarem o discurso em torno da pauta ecológica e social. “Acho que é muito importante a unidade do território em relação a esse tema, antecipadamente à seca, que infelizmente promete ser pior do que a do ano passado”, concluiu.

Jornalista, escritor e estrategista de comunicação. Profissional de visão analítica e atuação multidisciplinar, forjou-se na redação do Grupo A Tarde (jornalismo popular e cidade) e na comunicação institucional da AGERBA. Alia o faro investigativo ao rigor técnico, com experiência em coleta e análise de dados primários e econômicos para órgãos públicos. Em sua trajetória, comandou a assessoria de imprensa e a gestão de redes sociais em campanhas políticas para bases superiores a 300 mil seguidores. É especialista em redação SEO e copywriting, produzindo textos e conteúdos corporativos para gigantes do mercado (como Bradesco e Odebrecht), além de atuar como estrategista na elaboração de centenas de projetos institucionais e ESG de alto impacto para captação de recursos. No mercado editorial, codirige um empreendimento ligado a uma fraternidade esotérica e já assinou a edição final e a revisão de dois livros publicados.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade