O ex-governador destacou que o estado aplica 15,6% da receita em saúde, acima do mínimo constitucional
O ex-ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (25), em Itabuna, que a Bahia é o estado que mais investe em saúde pública no Brasil. A declaração foi feita durante a entrega de 42 novos leitos da Ala Francisco Ferreira, na Santa Casa de Misericórdia, ao destacar o volume de recursos destinados pelo Governo do Estado à ampliação da rede de assistência, em especial no interior do estado.
Segundo Rui, a Bahia aplica atualmente 15,6% da receita corrente líquida em ações e serviços de saúde, percentual superior ao mínimo constitucional de 12% exigido dos estados. Para ele, esse esforço orçamentário explica a expansão da rede estadual e o apoio permanente a hospitais municipais e filantrópicos.
“O mínimo que se gasta em saúde pública, que é obrigado por lei para o Estado gastar, é 12% da receita corrente líquida. Hoje, a Bahia está em 15,6%. Eu tenho orgulho de dizer que a Bahia é líder nacional de investimento em saúde pública”, afirmou.
Durante o discurso, Rui observou que, apesar de ser apenas o 16º estado em arrecadação, a Bahia figura entre os maiores investidores do país na área da saúde. Pré-candidato ao Senado pela Bahia, ele lembrou que o estado possui uma população semelhante à do Rio de Janeiro, mas arrecada pouco menos da metade do que o estado fluminense, o que, segundo ele, torna ainda mais expressivo o esforço realizado para ampliar a oferta de serviços públicos.
Ao abordar os investimentos realizados no sul da Bahia, Rui afirmou que Itabuna se consolidou como o maior polo de saúde do interior do estado graças à parceria entre os governos federal, estadual, a Prefeitura e a rede filantrópica. Segundo ele, a cidade reúne uma estrutura de atendimento superior à de municípios maiores, como Feira de Santana e Vitória da Conquista.
“Aqui tem mais serviço de saúde pelo município e pela rede filantrópica que Conquista e Feira de Santana, que são cidades muito maiores em termos de população do que Itabuna”, declarou.
Ao lado do prefeito Augusto Castro e de lideranças políticas da região, o ex-governador também destacou que a regionalização da saúde tem reduzido a pressão sobre a rede instalada em Itabuna. Entre os investimentos citados estão a construção do Hospital Regional Costa do Cacau, da maternidade regional de Ilhéus, das policlínicas regionais, da ampliação do Hospital de Base e dos sucessivos investimentos na Santa Casa de Misericórdia, incluindo a entrega recente de um acelerador linear, de um novo tomógrafo e, agora, dos 42 novos leitos.
Além da entrega dos novos leitos da Santa Casa, Rui Costa participou da inauguração do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e da requalificação da Feira do São Caetano, durante agenda institucional do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Itabuna.
