Entrega de novo ambulatório totalmente equipado marca avanço revolucionário na assistência médica regional; Rui Costa e Roberta Santana destacam compromisso do prefeito Augusto Castro.
O município de Itabuna consolidou nesta quinta-feira (25) mais um avanço estrutural que reposiciona a cidade como a principal referência em saúde pública e alta complexidade do sul da Bahia. Em ato oficial que contou com a presença de lideranças estaduais e federais, o prefeito Augusto Castro entregou o novo e moderno Ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. A reestruturação da unidade de saúde, fruto de uma maciça injeção orçamentária de mais de R$ 60 milhões, faz parte de um plano macro de modernização hídrica, tecnológica e assistencial gerido pelo Executivo municipal em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal.
O novo equipamento foi inteiramente ampliado, reformado e dotado de insumos de ponta, incluindo focos cirúrgicos automatizados, consultórios climatizados e modernos sistemas de monitoramento clínico para otimizar o fluxo de triagem e atendimento. Durante a solenidade de inauguração, Augusto Castro — que carrega o marco histórico de ser o primeiro prefeito reeleito de Itabuna e acumula a experiência de dois mandatos como deputado estadual — celebrou a solidez da cooperação institucional que viabilizou a transformação do complexo hospitalar.
“Itabuna, aqui no Hospital de Base, ao lado da nossa secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, o nosso ex-governador Rui Costa, de Adélia, de Lívia, da primeira-dama, do corpo clínico dessa instituição. É mais entrega pra Itabuna, ao lado do governo, ao lado do município. Agradecer essa parceria que faz bem pra Itabuna, pro Estado, e principalmente pra quem precisa de saúde”, declarou o prefeito.
A secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, endossou as palavras do gestor e elogiou a eficiência fiscal e o empenho da prefeitura na condução das políticas sociais do município. “Primeiro agradecer aqui também essa parceria de um prefeito que tem compromisso com a saúde do nosso povo, que mantém um hospital municipal em parceria com o governo do Estado e com o nosso presidente Lula. Esse é o nosso compromisso e a gente tá de volta, porque o governador promete, cumpre e entrega”, pontuou a secretária.
O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, subiu o tom político durante o ato e fez um duro contraponto ao discursar sobre o ritmo de entregas em Itabuna, contrastando as obras reais de engenharia com as narrativas de opositores nas redes sociais. De acordo com o ministro, a entrega deste ambulatório é apenas o preâmbulo de uma reestruturação completa que atingirá 100% da ala antiga da fundação hospitalar, auxiliada por emendas parlamentares federais e pelo esforço do governador Jerônimo Rodrigues.
“Olha, aqui é o exemplo de quem trabalha e nada supera o trabalho, e não a fuleiragem dos que apenas gravam vídeos. Então aqui foi entrega em equipamento, prédio novo. Vocês vão ver nas imagens, mais de 60 milhões. Hoje nós estamos vindo aqui entregar esse ambulatório. E logo, logo, nós vamos conseguir fazer a reforma em todo o hospital antigo pra deixar ele 100% novinho. Quem grava vídeos não faz nada, mas quem trabalha entrega pro povo de Itabuna e da região”, disparou Rui Costa.
Com as novas instalações em pleno funcionamento, a Prefeitura de Itabuna eleva substancialmente a capacidade de consultas, exames e pequenas cirurgias diárias, garantindo maior celeridade e humanização no tratamento de milhares de baianos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a macrorregião.
