Salvador, 28/06/2026 13:22

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Interior da Bahia

“O Oeste da Bahia é outro depois dos nossos governos”, confirma Rui Costa ao listar investimentos na região

fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Novos equipamentos e investimentos na saúde pública transformaram a vida das pessoas do Oeste baiano

“Para que serve um governo estadual ou um governo federal se não for para estender a mão às diversas regiões do estado e do país, ajudando a desenvolver aqueles que mais precisam?”. Foi com essa reflexão que o ex-governador Rui Costa, pré-candidato ao senado pelo PT, iniciou seu discurso na plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) em Barreiras.

“Governar é enxergar os que mais precisam nesse país e, só depois que o presidente Lula chegou ao poder, os que mais precisam se tornaram visíveis”, emendou. “O Oeste era um antes da gente chegar ao governo e o Oeste é outro depois que a gente chegou ao governo”, confirmou, listando investimentos que transformaram a saúde pública da população que vive na região Oeste, a partir do governo de Jaques Wagner até o governo de Jerônimo Rodrigues.

“Tinha procedimento do coração aqui no Oeste antes da gente chegar ao governo? Não. Tinha UTI em Ibotirama? Não, agora tem. Tinha tratamento renal em Bom Jesus da Lapa? Não, agora tem. Tinha UTI em Bom Jesus da Lapa? Não, agora tem”, iniciou o ex-ministro da Casa Civil do presidente Lula, acrescentando uma lista de realizações: hospitais de Barreiras, de Luís Eduardo Magalhães, de Santa Maria da Vitória, de Bom Jesus da Lapa [em licitação], policlínicas de Barreiras, Santa Maria da Vitória, de Barra [autorizada] e de Ibotirama [em construção] e a UPA de Barreiras.

Rui citou ainda a ampliação da assistência oncológica na região. “Jerônimo inaugurou [sexta, dia 26] o acelerador linear para fazer tratamento de câncer aqui no Oeste e já deu ordem de serviço para a ampliação de mais 60 leitos e mais capacidade para alto procedimento”, contou. O novo serviço de Radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões, amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros.

Na sexta-feira, o governador Jerônimo também assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para construção do Centro Especializado em Reabilitação, entregou duas vans para o Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde. 

“Eu tenho orgulho de dizer, quando nós chegamos, começando por Wagner, não se fazia procedimento do coração em nenhum lugar do interior, em nenhuma região. Não se fazia cirurgia de cabeça em nenhum lugar do interior. Não se fazia procedimento de alta complexidade, praticamente nenhuma cidade do interior da Bahia. Eu tenho orgulho de dizer: todas as macro regiões de saúde hoje, todas, fazem procedimento do coração, da cabeça, do tronco, se faz cirurgia de alta complexidade”, ressaltou Rui.

O ex-ministro da Casa Civil também lembrou do saneamento e do Conjunto Penal de Barreiras, inaugurado em 2017. “Hoje, o saneamento básico de Barreiras caminha para mais de 80%. Existia esgotamento sanitário em Barreiras antes de nós chegarmos ao governo? Não. Existia presídio no oeste antes da gente chegar? Não”, completou.

Realizada neste sábado (27), a plenária do PGP no território da Bacia do Rio Grande, em Barreiras, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Jaques Wagner, candidatos à reeleição pelo PT, além de dezenas de prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas da região, que se somaram aos pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal do grupo liderado nacionalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade