Salvador, 27/06/2026 16:21

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Interior da Bahia

Pedro Tavares apresenta projeto que torna Ibititá a Capital do Cuscuz na Bahia

Compartilhe:

google-news-follow

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que concede ao município de Ibititá o título de Capital do Cuscuz no estado da Bahia. A proposta também institui oficialmente o Festival do Cuscuz no calendário estadual, a ser realizado anualmente no mês de maio, reconhecendo o evento como manifestação cultural e de interesse social e turístico. O parlamentar participou da programação do último final de semana, ao lado do prefeito Afonso Mendonça, do vice-prefeito Ulisses Dourado, vereadores, lideranças políticas e moradores da cidade e região. Segundo Tavares, o cuscuz representa a identidade de Ibititá e constitui uma das mais fortes tradições culturais do município.

“A cidade já é reconhecida pela população do município, da região e pelos visitantes como a verdadeira Capital do Cuscuz. As pessoas já conhecem Ibititá por esse título, fruto de uma relação cultural e econômica construída ao longo do tempo. Nada mais justo, portanto, do que oficializar esse pertencimento por meio de lei, reconhecendo uma vocação que já está consolidada no imaginário popular”, enfatizou.

Na justificativa, Tavares ressalta que Ibititá ocupa posição de destaque na produção de milho na Bahia, matéria-prima essencial para a fabricação do cuscuz, alimento tradicional da culinária baiana e nordestina. O deputado destaca ainda que o festival já se consolidou como um importante evento que valoriza a cultura local, reunindo gastronomia e apresentações culturais.

Segundo o parlamentar, a oficialização do título de Capital do Cuscuz contribuirá para incentivar o turismo, impulsionar o comércio local, apoiar a agricultura familiar e gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população. Tavares destinou emenda parlamentar que contribuiu para a realização do festival. Ele parabenizou o prefeito Afonso Mendonça, toda a equipe da gestão municipal, os vereadores e a população pelo sucesso de mais uma edição do evento.

“É uma grande satisfação contribuir com iniciativas como essa, que valorizam a nossa cultura e fortalecem a economia local e regional. Foi uma festa muito bonita, com excelente estrutura, que demonstrou a força e o potencial de Ibititá. Parabéns a todos pelo trabalho, pela dedicação e pelo empenho. O Festival do Cuscuz é um grande sucesso”, ressaltou o deputado.

Jornalista, escritor e estrategista de comunicação. Profissional de visão analítica e atuação multidisciplinar, forjou-se na redação do Grupo A Tarde (jornalismo popular e cidade) e na comunicação institucional da AGERBA. Alia o faro investigativo ao rigor técnico, com experiência em coleta e análise de dados primários e econômicos para órgãos públicos. Em sua trajetória, comandou a assessoria de imprensa e a gestão de redes sociais em campanhas políticas para bases superiores a 300 mil seguidores. É especialista em redação SEO e copywriting, produzindo textos e conteúdos corporativos para gigantes do mercado (como Bradesco e Odebrecht), além de atuar como estrategista na elaboração de centenas de projetos institucionais e ESG de alto impacto para captação de recursos. No mercado editorial, codirige um empreendimento ligado a uma fraternidade esotérica e já assinou a edição final e a revisão de dois livros publicados.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade