Salvador, 27/06/2026 12:50

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Interior da Bahia

Ex-prefeito de Barreiras lembra que Hospital do Oeste foi entregue antes do PT: “Prometeram ampliação por 20 anos e não cumpriram”

fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O ex-prefeito de Barreiras, Zito Barbosa (União Brasil) voltou a criticar a situação da saúde pública no Oeste da Bahia. Zito afirmou que é “grave tentar transformar em ataque político uma cobrança baseada em dados oficiais e na realidade das famílias” e acusou os governos do PT de não cumprirem promessas históricas de ampliação da do Hospital do Oeste (HO).

Segundo o ex-prefeito, a unidade foi inaugurada em 2006, ainda na gestão do ex-governador Paulo Souto, antes, portanto, da chegada do PT ao comando do Governo da Bahia. De acordo com Zito, o hospital já oferecia uma ampla estrutura de atendimento, mas, ao longo dos anos, teve serviços alterados sem que isso representasse um avanço efetivo para a população.

“O Hospital do Oeste foi entregue antes do PT e, durante quase 20 anos, os governos petistas prometeram ampliar a unidade. O que aconteceu, na prática, foi que alguns serviços foram implantados enquanto outros deixaram de existir, transferindo responsabilidades para o município. Isso não é ampliação”, afirmou.

Zito destacou que, na inauguração, o hospital possuía pronto-atendimento 24 horas para diversas especialidades, realizava cirurgias e mantinha ambulatórios de áreas como cardiologia, ortopedia, gastroenterologia e pneumologia. De acordo com ele, com o passar do tempo, houve a criação de novos serviços, como hemodinâmica e oncologia, mas também o fechamento do pronto-atendimento da unidade.

“Eles fizeram algumas ampliações em centros cirúrgicos, mas fecharam o pronto-atendimento. O que antes era feito dentro do Hospital do Oeste passou a ser responsabilidade do município. O município acabou assumindo esse ônus para que o Estado ampliasse procedimentos de alta complexidade, como traumatologia. Com o fechamento do pronto-atendimento, Barreiras é quem paga a conta do atendimento na região”, declarou.

Ele lembrou que, ao longo de seus oito anos de gestão, ao contrário do governo, fez investimentos robustos na saúde. Foram, segundo ele, 17 novas unidades de saúde e um Centro Especializado em Reabilitação, além do início do hospital municipal, que terá 160 leitos. “Essa é a diferença entre quem faz e quem fala. No nosso grupo, o foco é sempre o trabalho”, ressaltou.

O ex-prefeito ainda ressaltou que os governos do PT não fizeram uma nova unidade para atender à demanda crescente do Oeste. Zito lamentou ainda que o ex-prefeito de Cocos e médico Marcelo Emerenciano, que havia contestado críticas feitas por ele aos governos petistas, tente minimizar os problemas enfrentados pelos pacientes do Oeste baiano.

“Lamento profundamente que um ex-prefeito da região, que também é médico e conhece de perto os problemas enfrentados pelo povo do Oeste, abra a boca para tentar minimizar uma realidade tão grave. Ele sabe que, durante anos, pacientes de Barreiras e de outros municípios precisaram sair de casa, enfrentar estrada, ficar dias ou até semanas longe da família para fazer tratamento. Isso não é discurso político, são vidas reais. Lamentável é ver alguém defender o governo petista diante de uma situação de abandono que a nossa região conhece muito bem”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade