O senador Jaques Wagner (PT) afirmou nesta sexta-feira (20), durante agenda no município de Irecê, que foi o único governador da Bahia a visitar todos os 417 municípios do estado fora de período eleitoral. O petista participou do evento ao lado do governador em exercício Geraldo Júnior e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
“Até hoje, eu fui o único governador que visitou todos os 417 municípios da Bahia e não foi em campanha eleitoral, não. Eu visitei trabalhando. Rui, às vezes, fica com inveja porque ele fez 402. Faltou 15, porque ele se dedicou à eleição depois dele. Mas para mim é tudo irmão. Eu sou o irmão mais velho, Rui é o irmão mais novo e Gerônimo é o irmão mais novo ainda. A gente é uma família política e ele é o Caçula. E eu me orgulho muito de ter começado essa caminhada, de ter trazido a política sadia do presidente Lula para a Bahia”, afirmou.
Wagner também relembrou a disputa eleitoral de 2006, quando foi eleito governador pela primeira vez.
“Eu tenho certeza que quando eu ganhei a eleição, em 2006, que ninguém acreditava, nem o presidente Lula, ele que me chama de galego, falou galego, você ficou doido, você é meu ministro, fique aqui comigo. Ninguém vai ganhar dos cara lá, falei presidente, quem tem fé em Deus, não tem medo do trabalho da estrada, não tem medo de cara feia, a gente vai para o trabalho e ganha. Em 2006, a maior surpresa daquela eleição, e eu agradeço a vocês e ao povo da Bahia, nós ganhamos no primeiro turno a eleição de 2006, e eu me lembro como se fosse hoje, no sábado véspera da eleição, as redes de televisão, no Jornal da Noite de Sábado, diziam primeiro, a eleição na Bahia vai se resolver no primeiro turno, e o meu adversário, que era o então governador Paulo Zon, é quem iria ganhar segundo a rede de televisão. No dia seguinte, quando abriu as urnas, as redes de televisão acertaram pela metade, a eleição acabou no primeiro turno, mas quem ganhou foi o papai aqui. Depois nós ganhamos de novo, Rui ganhou duas vezes e Jerônimo ganhou. Eu quero dizer a vocês que eu me orgulho muito desses 19 anos que nós completamos o dessa Caminhada”, declarou.
O senador destacou ainda a sequência de vitórias do grupo político iniciado em 2006, com dois mandatos seus, dois de Rui Costa e a eleição de Jerônimo Rodrigues, consolidando quase duas décadas de hegemonia do PT no comando do Executivo baiano.
