A Prefeitura de Feira de Santana anunciou nesta quarta-feira (26) a abertura do processo de licitação para a duplicação da Avenida Artêmia Pires, um dos principais corredores de crescimento da cidade. O investimento previsto supera R$ 60 milhões. A ordem para iniciar o certame foi assinada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante coletiva realizada no próprio local e será publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (27).
José Ronaldo afirmou que a obra responde a um compromisso assumido com a comunidade e acompanha a expansão urbana acelerada da região. Segundo ele, desde a chegada da FTC ao bairro, em 2015, o município já projetava a necessidade de intervenções estruturantes. “Aquela área despontou como vetor de desenvolvimento, e sabíamos que exigiria investimentos consistentes”, disse o prefeito.
O pacote inclui drenagem de águas pluviais, instalação de redes de esgotamento sanitário, implantação de passeios, nova iluminação pública e sinalização. As intervenções também vão ampliar a capacidade viária: entre a Unex e a Avenida Fernando Pinto de Queiroz, a via passará a contar com três pistas; no trecho seguinte, serão quatro pistas.
O projeto contempla ainda obras de infraestrutura complementar para urbanização, com pavimentação de ruas e avenidas que conectam a Artêmia Pires às avenidas Sérgio Carneiro, Sílvio Matos e ao Anel de Contorno (Eduardo Fróes da Motta). A prefeitura informou que alinhou previamente com a Embasa e a Bahiagás a instalação de suas redes antes do início da pavimentação.
A previsão é que a licitação seja concluída em até 35 dias úteis. Após assinatura do contrato, o prazo estimado para execução das obras é de 18 meses.
O evento que oficializou o lançamento do processo licitatório contou com a presença do vice-prefeito Pablo Roberto, secretários municipais, vereadores, superintendentes, técnicos, moradores do bairro SIM e representantes do setor imobiliário.

