O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), detalhou nesta quarta-feira (12), em entrevista à Rádio Metrópole FM, as ações e os investimentos do governo para fortalecer a segurança pública e enfrentar a criminalidade no estado. Ele destacou que a administração está cumprindo seu “dever de casa” com um conjunto amplo de medidas.
O ponto central do anúncio foi o reforço do efetivo policial, com a entrada de profissionais aprovados em concursos públicos recentes. “Eu anunciei na semana passada um pacote de concurso público. Nós vamos entregar agora em dezembro 2 mil policiais novos, em maio mais de 2 mil policiais,” informou o governador.
A expectativa é que mais de 4 mil novos policiais estejam atuando nas ruas até o primeiro semestre de 2026.
Na ocasião, Jerônimo Rodrigues ressaltou que a Segurança Pública está sendo conduzida de forma articulada com outras secretarias, buscando um combate amplo e estruturado ao crime. Entre os órgãos envolvidos estão a Segurança Pública, Direitos Humanos e Ações Prisionais.
Além do aumento no efetivo, o governo está realizando investimentos significativos em infraestrutura — como construção de novas delegacias, sedes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), unidades da Polícia Civil, pelotões e criação de novas companhias — e equipamentos — como aquisição de mais armas e viaturas para reforçar a atuação das corporações.
O governador reafirmou o compromisso de enfrentar a criminalidade com firmeza, reconhecendo que a complexidade do problema exige que o Estado atue com “braço forte” contra as facções e o crime organizado.
