A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, anunciou nesta terça-feira (11), por meio das redes sociais, que a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) deverá operar com transporte misto de cargas e passageiros.
Segundo Jusmari, a decisão foi tomada a partir dos estudos conduzidos pela Superintendência de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). “Nós da SEDUR, através da Superintendência de Mobilidade, temos trabalhado sobre o transporte ferroviário de passageiros na Bahia e, inclusive, já tomamos a decisão de que a FIOL irá mesclar o transporte de cargas e de passageiros”, afirmou.
A medida reforça a intenção do governo baiano de retomar o transporte ferroviário de passageiros no estado, aproveitando a infraestrutura da ferrovia que corta a Bahia de Ilhéus, no litoral sul, até o oeste do estado, conectando importantes polos produtivos e urbanos.
A FIOL é considerada uma das principais obras estruturantes do país, e a possibilidade de uso compartilhado entre cargas e passageiros deve ampliar seu impacto econômico e social, facilitando a mobilidade regional e fortalecendo o desenvolvimento integrado da Bahia.

