O deputado estadual Hilton Coelho confirmou que o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) pode ter uma candidatura própria para presidente em 2026. O parlamentar aproveitou e afirmou que a sigla vai ter um nome para concorrer ao governo da Bahia. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (25) em entrevista ao Política Ao Ponto.
“O PSOL ainda está discutindo se nós vamos ter candidatura própria para presidente, mas essa perspectiva de um apoio [a Lula] no primeiro turno não está afastada. A extrema-direita mantém uma expressão significativa no país e fica cada vez mais agressiva quando seus limites vão se apresentando. Essa é a forma deles de lidar com a política, responder às críticas, ao desvelamento da realidade, com a agressividade”, iniciou.
“É possível que o PSOL caminhe no primeiro turno, reforçando a candidatura de Lula. É possível [também] que nós tenhamos uma candidatura própria. Também é importante que o PSOL tenha, mesmo dentro desse debate, uma leitura do governo de Lula, uma posição própria, mas nenhuma das duas possibilidades está afastada nesse momento”, disse o parlamentar.
A nível estadual, Hilton Coelho cravou que o partido terá um candidato. “Com certeza a posição do PSOL vai ser de ter candidatura própria no processo eleitoral na Bahia. Nós estamos discutindo um conjunto de nomes. O do companheiro Hamilton Assis está apresentado, do companheiro Ronaldo Santos, que hoje é presidente do PSOL na Bahia, também é uma possibilidade”, revelou.
O deputado completou: “A gente está nessa sondagem da militância e brevemente nós vamos anunciar para a sociedade baiana quem vai ser o candidato ou candidata ao governo do PSOL. É certo que o pessoal vai ter candidatura.”

