Salvador, 14/01/2026 08:32

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Bruno Monteiro destaca crescimento do Carnaval e planos para novos circuitos

Captura de tela 2025-01-10 195931
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Em entrevista recente, o Secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro, discutiu o crescimento do Carnaval de Salvador, os planos para a criação de um novo circuito e o fortalecimento do tradicional circuito do Campo Grande. Monteiro destacou a importância do diálogo e da participação popular na construção de um evento que é, essencialmente, do povo.

“Toda a discussão, como sempre falamos no Governo do Estado, toda a discussão sobre o Carnaval de Salvador, seja para a ampliação de novos circuitos ou que vá se construir todo o Carnaval, tem que ser uma discussão democrática. Ela não pode ser imposta por ninguém. O Carnaval não é uma propriedade de um ente federado, de um governo. Ele é do povo, ele é uma manifestação como lá, feita pela cultura, mas feita pelo folião, pela foliã, que vem quando vai construir o Carnaval”, afirmou o secretário.

Monteiro também reforçou o compromisso do Governo do Estado em dialogar com todos os envolvidos na organização do evento e criar alternativas que atendam à crescente demanda do Carnaval soteropolitano. 

“Todo esse meio ambiente em torno do Carnaval precisa ter a sua participação numa construção sob alternativas para esse Carnaval que não para de crescer. Nós, o Governo do Estado, temos dentro das formas adequadas, feito essa discussão, estaremos sempre à disposição. E reafirmo, não faremos nenhum tipo, jamais, de iniciativa que não considere uma construção de diálogo e de democracia”, disse.

Sobre a questão específica dos circuitos, o secretário destacou os esforços realizados para revitalizar o circuito do Campo Grande. “Sobre a questão dos circuitos, nós, já no ano passado, tivemos um cuidado de ter mais atrações no circuito do Campo Grande, entendendo que a Barra estava já sobrecarregada e nós precisávamos trazer um público de volta para o Campo Grande. Esse circuito chegou a ficar bastante abandonado há alguns anos. Isso tem sido uma tônica no nosso trabalho. Nós vamos seguir valorizando as atrações do Campo Grande”, explicou Monteiro.

O secretário também mencionou que os detalhes sobre os circuitos e a organização geral do Carnaval serão apresentados em breve. “Eu não sei ainda dizer porque isso ainda está em desenho. Nós hoje apresentamos o verão, nas próximas semanas apresentaremos o Carnaval como um todo, como será essa distribuição entre Barra, Pelourinho e o Campo Grande. Mas com o compromisso de valorizar o centro histórico e também esse espaço muito tradicional da nossa festa, do nosso Carnaval, e que merece ser valorizado também”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade