O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, afirmou que o programa de alfabetização na idade certa, capitaneado pela entidade, está ganhando força com a adesão crescente de importantes instituições estaduais. A avaliação foi feita nesta segunda-feira (6).
Em conversa com a imprensa, Cardoso demonstrou satisfação com a expansão da iniciativa, que visa garantir a alfabetização das crianças baianas no tempo adequado, destacando o engajamento de diversos órgãos de controle e representação de classe.
“A gente está muito feliz que o programa tomou corpo. Nós trouxemos o Ministério Público, através do Dr. Pedro Maia, procurador-geral, o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), através do Francisco [Neto], o TCE (Tribunal de Contas do Estado), com o Marcos Presídio”, destacou.
Além disso, Wilson Cardoso enfatizou a relevância da recente parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). “A FIEB deu uma parceria muito forte, porque além de a FIEB estar motivando, através de prêmios, os melhores [municípios] que mais avançaram na educação, também ela está qualificando aqueles municípios que precisam avançar, que eles ficaram nas teorias de situação de alfabetização na Bahia”, detalhou.
O presidente da UPB demonstrou confiança nos resultados imediatos das ações coordenadas. “Eu posso garantir que nós vamos avançar muito mais, que o resultado já vai acontecer agora, agora em outubro que tem a avaliação do IDEB, e em novembro que tem a avaliação do Saep”, disse, referindo-se aos indicadores que medem a evolução da alfabetização.
Segundo o gestor, a missão de alfabetizar na idade certa é crucial para o futuro do estado. “Precisamos alfabetizar na idade certa para garantir o futuro da nossa Bahia, do município, garantir o futuro das nossas crianças”, destacou. Wilson Cardoso mencionou a colaboração com o governo estadual e federal.
“Eu acho que o maior legado que nós podemos deixar para o nosso município, para todos aqueles, o maior legado do prefeito e prefeita é a evolução da educação da sua cidade”, finalizou.

