Em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), a União dos Municípios da Bahia (UPB) realiza no próximo dia 26 de agosto, em sua sede em Salvador, o Seminário Estadual Bahia Alfabetizada. O evento marcará o início de uma mobilização envolvendo prefeitos, secretários municipais e professores com o objetivo de transformar o cenário da alfabetização no estado.
Nesta terça-feira, 19, o presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou a urgência do tema e convocou gestores municipais para um grande pacto em defesa da educação. “Alfabetizar nossas crianças é uma responsabilidade de todos. Nós só vamos descansar depois que tirar a Bahia desses índices que envergonham a sociedade”, disse o gestor em conversa com a imprensa.
“Tenho certeza de que, com a parceria do Ministério Público e o engajamento dos municípios, vamos dar um salto. Já em novembro, nossa meta é sair de 36% para 56% de crianças alfabetizadas na média estadual, e muitos municípios vão dobrar ou até triplicar seus índices”, destacou.
Além disso, Cardoso pontuou que o caminho para mudar a realidade depende da união entre municípios e governo estadual, com investimentos na rede escolar e maior envolvimento das comunidades. “Com boas escolas, transporte adequado, professores engajados e a vontade política que já despertou em prefeitos e secretários, a Bahia tem condições de se tornar exemplo em alfabetização”, completou.
Lançado pelo governo Jerônimo Rodrigues, o Bahia Alfabetizada ganha assim reforço institucional da UPB e do Ministério Público, que devem atuar em conjunto para monitorar e apoiar o cumprimento das metas.
O seminário do dia 26 será o primeiro grande encontro estadual voltado exclusivamente para alinhar estratégias de alfabetização e fortalecer o engajamento político e pedagógico dos municípios.

