Salvador, 12/01/2026 23:46

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Wagner reconhece demora e diz que ponte Salvador–Itaparica estará em operação até 2030

Screenshot
andre

Compartilhe:

google-news-follow

O senador Jaques Wagner (PT) reconheceu nesta segunda-feira (12) a demora na implantação da ponte Salvador–Itaparica, mas afirmou que a obra será concluída e estará em operação até 2030. A declaração foi feita durante visita técnica às obras da nova Rodoviária de Salvador, ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Segundo Wagner, o atraso é resultado de uma combinação de fatores, entre eles os impactos da pandemia de Covid-19 e a elevação dos custos de insumos, o que exigiu a repactuação do contrato. “A Ponte Salvador e Itaparica, eu sei que com justiça vocês todos falam da demora. Obra grande é assim mesmo, tivemos a Covid pelo meio, com a Covid os preços dos insumos subiram muito, tivemos que fazer uma repactação”, afirmou.

O senador destacou ainda que o processo enfrentou entraves institucionais e passou por uma série de análises de órgãos de controle. “Nosso país, felizmente, a democracia tem Tribunal de Contas, tem Ministério Público, e deu muito trabalho para a gente conseguir aprovar perante o Tribunal de Contas do Estado a nova equação”, disse, ao agradecer ao TCE pela aprovação do novo modelo contratual.

De acordo com Wagner, o projeto entrou agora em uma etapa técnica decisiva. “Estamos em fase de fazer furos de sondagem e eu continuo dizendo que até 2030 a gente vai ver essa ponte circular. Eu gostaria que ela circulasse antes”, declarou.

O senador também comparou o histórico de críticas enfrentadas por outras grandes obras de infraestrutura no estado, como o metrô de Salvador, para reforçar a confiança na execução do projeto. “Quando eu falei de metrô muita gente ironizou, queria BRT. Eu disse que não ia fazer BRT, que ia fazer metrô, e fizemos. Estamos fazendo VLT”, afirmou.

Ao fazer um balanço político, Wagner citou os 19 anos de atuação do grupo político que governa a Bahia, atravessando três gestões estaduais. Segundo ele, o período foi marcado por investimentos em áreas como saúde, educação, assistência social e apoio à agricultura familiar e ao agronegócio. “Na minha opinião, a ponte demorou, mas vai sair”, concluiu.

A ponte Salvador–Itaparica é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em planejamento no estado e promete reduzir o tempo de deslocamento entre a capital baiana e o Recôncavo, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

andre
Jornalista com experiência nas editorias de esporte e política, com passagens pela Premier League Brasil, Varela Net e Prefeitura Municipal de Laje. Apaixonado por esportes e música.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade