“Voltar à escola significa reencontrar amigos, professores, colegas de sala e encarar um novo desafio.” Com essa mensagem, o senador Jaques Wagner, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, marcou a volta às aulas da rede estadual da Bahia e a inauguração do modernizado Colégio Estadual de Tempo Integral Manoel Devoto, nesta segunda-feira (9). A agenda oficializou o início do ano letivo de 2026 em mais de 1.698 escolas do estado.
O Manoel Devoto passou por requalificação que contou com investimento de R$ 21,3 milhões e vai beneficiar diretamente 1.405 estudantes. As obras incluíram vestiários, guarita, ginásio coberto, teatro com 200 lugares, refeitório e a reforma de salas de aula, biblioteca, laboratórios e áreas administrativas, ampliando a oferta do ensino integral e de cursos técnicos.
A aula inaugural teve como tema “Aprendizagem como promotora da soberania e da justiça social na Bahia” e a participação especial de estudantes do colégio aprovados no Enem. Ao contemplar as mudanças feitas no espaço, Wagner comentou sobre a importância da infraestrutura escolar no cotidiano de todos. “Estudar e ensinar num lugar arrumado, aprazível e iluminado estimula muito a garotada, os professores e os funcionários.”
O senador também relacionou os investimentos em educação aos resultados recentes obtidos pelos estudantes baianos no Enem. “Não é à toa que este ano mais de 23 mil alunos da Bahia passaram no Sisu. É uma demonstração de como a gente cuida das pessoas”, disse. No triênio 2023–2025, os recursos totais em educação no estado chegam a R$ 14,6 bilhões.
Ao final, Wagner ressaltou o papel da escola na formação cidadã dentro de um contexto de intolerância. “Vivemos num mundo muito conturbado, onde as pessoas acham que podem ofender os outros só porque pensam diferente. A escola precisa pregar mais amor, espiritualidade, solidariedade e fé, para que a gente esteja mais junto, do poder dos grisalhos e grisalhas até a moçada que está começando”, concluiu.
