O lançamento do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no Salvador Bahia Airport, apresentado nesta quarta-feira (26) pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo CEO da Vibra, Ernesto Pousada, e pelo CEO da Vinci Airports, Julio Ribas, marca uma iniciativa pioneira no estado para reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao querosene convencional.
Durante a coletiva, Ernesto Pousada explicou como foi estruturado o fornecimento do SAF e enfatizou que a iniciativa não acarretará custos adicionais para os passageiros.
“Na verdade, o apoio, da maneira que foi estruturado, é zero custo adicional em passagem de outras companhias aéreas. Então, a Vibra fez essa importação. Nós já estamos participando de alguns projetos de produção de SAF no Brasil, é que no momento não existe nada disponível de SAF no Brasil, por isso que nós temos essa importação. O nosso objetivo é estar junto com outras empresas, detentoras também de tecnologia. Mas é zero custo para as companhias aéreas, portanto, zero custo para os consumidores. A Vibra fez essa importação, conseguiu encontrar um modelo para que isso não fosse repassado nada aos consumidores”, afirmou o executivo.
O projeto reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade, posicionando o Salvador Bahia Airport como referência no avanço de soluções ambientais na aviação e incentivando outras empresas a adotarem práticas semelhantes para a redução de carbono.

