Salvador, 27/11/2025 17:10

Salvador

Vereadores de Salvador destacam importância da Lavagem do Senhor do Bonfim como celebração de fé e cultura

igreja do Bonfim
Foto: Reginaldo Ipê
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

A tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, que acontece anualmente na capital baiana, foi marcada mais uma vez pela presença de autoridades, devotos e moradores que fazem questão de participar da celebração. Entre os participantes estavam vereadores de Salvador, que ressaltaram a importância da festa como símbolo de fé, cultura e identidade da cidade.

A vereadora Cris Correia (PSDB) enfatizou o caráter cultural e histórico da festa: “É quase uma obrigação, para nós, baianos, estarmos aqui nessa festa. É uma celebração que frequento desde a adolescência, independentemente da vida pública e da vida política. Quem gosta de Salvador e vive a cidade não deixa de participar dessas manifestações populares, porque isso é a nossa identidade, a nossa história, a nossa cultura, é o nosso ser.”

Cris também expressou otimismo com o futuro da celebração: “Eu não tenho dúvida de que o Bonfim de 2025 será melhor do que o de 2024. A gente vive para isso, para fazer o amanhã ser sempre melhor do que hoje. Vai ser uma festa linda!”

Já o vereador Kiki Bispo (União Brasil) destacou a devoção pessoal ao Senhor do Bonfim e o valor espiritual da caminhada: “Esta é uma festa que está no meu coração. Eu sigo essa tradição desde muito novo e faço esse percurso com muita fé. Sou devoto do Senhor do Bonfim, portanto, este é um momento que aproveito para agradecer todas as bênçãos alcançadas até hoje e, claro, pedir proteção, pedir luz, para que possamos ter um ano muito promissor.”

Para Jorge Araújo (PP), a Lavagem do Bonfim tem um significado ainda mais especial neste ano, por ser a primeira vez que participa do evento como vereador: “Eu participo da Lavagem do Bonfim todos os anos desde que vim morar em Salvador. Este ano, de uma forma diferente, como vereador pela primeira vez. Mas sempre estive aqui como repórter, cobrindo o evento e entrevistando as autoridades. Hoje passa um filme na minha cabeça.”

O vereador Daniel Alves (PSDB) reforçou a força do sincretismo religioso representado pela festa e o papel dela no calendário cultural da cidade: “Esta é a minha 15ª Lavagem do Bonfim. Ela marca o início do ano e representa o sincretismo religioso que caracteriza a nossa cidade. É uma festa que envolve cultura, tem sua parte de lazer, mas, principalmente, fortalece a fé do cidadão soteropolitano.”

Duda Sanches (União Brasil) também ressaltou o caráter popular e abrangente da celebração: “Eu participo dessa festa todos os anos. Além de ser uma celebração religiosa, é também uma festa política, apesar de não estarmos em ano de eleição. É uma festa de todos os baianos e brasileiros. Aqui, os grupos vêm para pagar suas promessas ou para fazer promessas.”

Por fim, o vereador Alberto Braga (União Brasil) destacou a tradição e a energia positiva que a Lavagem do Bonfim traz para Salvador: “A Lavagem do Bonfim é uma festa tradicional de Salvador. Aqui, podemos ver a cidade cheia, com todos unidos nessa manifestação de fé. Eu participo desde adolescente. É um momento em que, além de agradecer, também pedimos que o Senhor do Bonfim abençoe o ano de 2025 com muita energia positiva, trabalho e realizações.”

A Lavagem do Senhor do Bonfim é um marco no calendário de Salvador, unindo milhares de pessoas em um ato de fé e celebração. 

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade