Em conversa com a imprensa nesta terça-feira (16), em Salvador, o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil), analisou o panorama da disputa pelo Governo da Bahia em 2026. Segundo ele, mesmo após cerca de duas décadas de permanência do grupo governista no poder, o quadro eleitoral segue em aberto e aponta para uma disputa equilibrada.
Para sustentar sua avaliação, Valderico citou o desempenho da oposição em Ilhéus na última eleição estadual, destacando que é possível vencer mesmo sem o controle da máquina pública.
“Se nós não estávamos no poder em 2022 e ganhamos as eleições lá com mais de 10 mil votos de frente por causa do ‘governador’ ACM Neto. Então, a gente tem feito um trabalho de apertar o pé cada vez mais forte,” destacou o prefeito.
Elementos que influenciam a disputa
Na avaliação do gestor, o cenário político baiano deverá começar a se definir com mais clareza a partir do início do próximo ano. Ele elencou alguns fatores que serão determinantes para o desenho da eleição:
- Calendário: intensificação das articulações até o período do Carnaval de 2026;
- Arranjos políticos: definição das candidaturas ao Senado como fator central nas alianças;
- Contexto eleitoral: reconhecimento de que o desafio é expressivo para ambos os campos, mas com a oposição preparada para a disputa.
“Eu acho que o jogo está indefinido, tem muitas coisas para acontecer ainda. Tem aí vaga de Senado, tem outras coisas que estão no contexto que vão realmente dar o parâmetro para as eleições de 2026,” concluiu Valderico Júnior.
