Salvador, 12/01/2026 12:35

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Geral

Tiago Correia denuncia abandono da Via Bahia e falhas no ferry boat às vésperas do feriado

Tiago Correia (PSDB)
Tiago Correia (PSDB)
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), voltou a criticar os serviços prestados pela concessionária Via Bahia e pelo sistema de transporte ferry boat, que realiza a travessia entre Salvador e Itaparica. Durante sessão plenária nesta terça-feira (15), o parlamentar alertou para o que classificou como mais uma “Semana Santa de horrores” nas estradas e travessias do estado, às vésperas do feriado prolongado.

“Não dá pra continuarmos pagando pedágio, porque a Via Bahia praticamente já se retirou do estado e nós teremos mais uma Semana Santa de horrores nas estradas da Bahia. Eu costumo dizer que é uma tragédia anunciada”, declarou Correia, convidando colegas a observarem de perto a situação nas praças de pedágio da BR-324, uma das principais vias de acesso à capital baiana.

O deputado também resgatou o histórico da concessão da BR-116, criticando o não cumprimento das obrigações previstas no contrato firmado há 15 anos. “Nesses 15 anos já era para a BR-116 estar totalmente duplicada pelo Governo Federal, mas a Bahia ficou de fora na expectativa que essa concessão o fizesse, e não o fez. Nos outros estados a BR-116 é duplicada”, afirmou, responsabilizando os governos petistas pela escolha da concessionária.

“A BR-324 já deveria ter mais uma faixa adicional e a Via Bahia brinca com a cara dos baianos, roubando o nosso dinheiro e levando agora do governo federal quase R$ 1 bilhão a título de indenização por ser forçada a deixar um contrato onde ela não cumpriu quase nada”, completou.

Além das rodovias, Tiago Correia voltou suas críticas ao sistema de transporte aquaviário operado pelo governo estadual. Segundo o parlamentar, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) não cumpriu a promessa de renovar a frota de embarcações. “O governador, antes mesmo de assumir o governo, em dezembro, anunciou que compraria duas novas embarcações no ano seguinte e até agora nada. Enquanto isso, os baianos sofrem nessas embarcações totalmente deterioradas, sujas, que não oferecem nenhum conforto”, apontou.

Ele ainda mencionou o cancelamento de licitações e a dificuldade de atrair empresas interessadas em operar o sistema. “Já teve uma licitação que foi cancelada, fizeram outra, deu deserta. Impossível que apenas aqui na Bahia a gente não consiga solucionar esse problema que se arrasta há muitos anos. Já vamos no 19º décimo de governo do PT e continuamos com esse ferry boat horroroso, esse transporte que coloca em risco a vida do nosso povo”, disse.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade