Salvador, 12/01/2026 00:07

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Tarcísio rompe silêncio e declara apoio a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto

flavio-bolsonaro-posta-foto-ao-lado-de-tarcisio-em-meio-a-discussao-sobre-sucessao-de-bolsonaro992886207
andre

Compartilhe:

google-news-follow

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), falou pela primeira vez, nesta segunda-feira (8), sobre a indicação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como pré-candidato da direita à Presidência da República em 2026. Em evento em Diadema, no ABC Paulista, o governador afirmou que o senador poderá contar com seu apoio na disputa.

“Sobre a escolha que o Bolsonaro fez em nome dele [Flávio], é isso. O Flávio vai contar com a gente”, disse Tarcísio, ao comentar a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de lançar o filho como o principal representante do bolsonarismo na corrida ao Planalto.

O governador afirmou que já havia discutido o tema com Flávio em reunião realizada na sexta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes. Segundo ele, sua posição está alinhada à relação de “lealdade inegociável” que mantém com Bolsonaro, a quem atribui o impulso inicial de sua carreira política.

“Grande responsabilidade” para Flávio

Tarcísio avaliou que o senador assume papel central na oposição ao governo Lula (PT) e terá uma “grande responsabilidade” na construção do projeto presidencial da direita.

“São muitas questões que vão demandar projeto, esforço e liderança. O Flávio agora se apresenta para liderar, para encabeçar esse projeto, e para isso vai contar com o nosso suporte”, afirmou.

O governador também minimizou o impacto da multiplicidade de pré-candidaturas no campo oposicionista. Ele citou os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo) e Ratinho Júnior (PSD) como exemplos de lideranças que ajudam a fortalecer a direita.

“No final das contas, essa soma de capacidades vai ser positiva para esse campo do centro e da direita”, declarou.

Tarcísio evita falar de 2026

Apesar de aparecer à frente de Flávio Bolsonaro em pesquisas e ser apontado como nome competitivo por setores do mercado e do Centrão, Tarcísio evitou comentar a estratégia que levou Bolsonaro a escolher o senador. “Isso a gente vai avaliar ao longo do tempo. Está cedo. Temos tempo de maturação”, afirmou.

Diferentemente de outras ocasiões, o governador também não reafirmou que será candidato à reeleição em 2026, mantendo indefinição sobre seus planos eleitorais.

As declarações foram dadas durante a inauguração de uma UPA no município, que comemorava 66 anos. Em seu discurso, Tarcísio chegou a ser interrompido por gritos de “presidente”, mas ignorou as manifestações e seguiu a agenda oficial.

andre
Jornalista com experiência nas editorias de esporte e política, com passagens pela Premier League Brasil, Varela Net e Prefeitura Municipal de Laje. Apaixonado por esportes e música.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade