O superintendente de Trânsito de Salvador, Diego Brito, juntamente com o gerente de Trânsito do município, Antônio Neri, recebeu nesta quinta-feira (3), na sede da Transalvador, o líder comunitário de São Cristóvão, conhecido como Pirata, além de representantes de mototaxistas. O encontro teve como objetivo pôr fim ao desentendimento entre agentes de trânsito e mototaxistas, após um episódio de agressão.
Segundo informações repassada pelo representante da categoria, a reunião buscou resolver os conflitos entre os motociclistas que atuam como mototaxistas e o órgão municipal de trânsito. Os detalhes do diálogo ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que ambas as partes tenham firmado acordos para evitar novos confrontos.
“Sucesso, graças a Deus a manifestação, estamos colhendo já os frutos. Fomos atendidos aqui por Diego, superintendente da Transalvador, muito cortês, muito amigo, um cara humano que se preocupou em observar justamente a parte humana da coisa”, destacou Souza, representante dos mototaxistas.
“Ficou acordado inclusive um espaço ali também no shopping para que nós possamos colocar nossas motos e não termos a situação de ficarmos naquele lugar onde tem a placa proibida estacionar e parar bem como vamos ter um espaço no Largo de São Bento onde não podia ficar ali em cima da calçada da igreja vai ser proposto ali um espaçozinho para a gente também ali perto de Jorge”, apontou o mototaxista.
“O Diego também deixou bem claro que a equipe da Transaalvador buscará, é claro, estar fazendo um trabalho humano junto com todos nós, profissionais sobre duas rodas. O gerente Nery da Transalvador disse que sabe que, na verdade, nós profissionais de duas rodas que trabalhamos com aplicativos somos vítimas da tensão, do tempo do trabalho, da precarização, que entende, mas que não permita que um fato isolado venha a trazer um desabor, venha a trazer alguma animosidade entre as classes trabalhadoras que só tem prejuízo”, pontuou o trabalhador de duas rodas.
“Então foi muito bom o bate-papo aqui com o Diego, com o Nery Gerente, sustindo o efeito e uma grande aproximação agora da Transalvador através de Diego na nossa classe profissionais sobre duas rodas”, arrematou Souza.
Entenda o caso
O encontro ocorreu dois dias após uma briga entre um agente de trânsito e um mototaxista, na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), sentido Bonocô. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver dois agentes discutindo com motociclistas. Um dos homens, que estaria sendo multado, tenta retirar uma moto que estava no chão, mas é impedido por um dos agentes, que chega a pisar no veículo.
Em determinado momento, um motociclista agride um agente com um chute nas costas. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na 16ª Delegacia Territorial da Pituba, os agentes estavam realizando fiscalização de estacionamento irregular em frente a um shopping, quando um deles tentou abordar um motociclista que se recusava a deixar o local proibido, o que teria dado início ao conflito.

