O governador Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta segunda-feira (23), ao lado dos ministros Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Rui Costa (Casa Civil), uma série de obras de infraestrutura portuária e aeroportuária para a Bahia. Entre os equipamentos beneficiados estão os portos Sul e de Salvador, além do Aeroporto de Barreiras.
Presente no evento, o secretário estadual de turismo, Maurício Bacelar, chamou a atenção para a importância dos investimentos para o fortalecimento do turismo e para a requalificação dos portos de Salvador.
“O alinhamento das políticas do governo federal com o governo estado mostra aqui mais resultados. O governador Jerônimo Rodrigues, com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, e o ministro Silvio Pessoa Filho, dos Portos e Aeroportos, vão anunciar investimentos na inauguração de obras muito importantes na infraestrutura do estado, em particular para o turismo: a requalificação da pavimentação interna do Porto de Salvador, que, além de ser um posto de carga, é um posto de passageiros, vai ter influência nos cruzeiros marítimos aqui da Bahia”, disse Maurício Bacelar.
O secretário de turismo citou ainda as reformas no aeroporto de Barreiras, localizado no oeste da Bahia, e o processo de dragagem do Porto de Ilhéus, contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.
“Para a zona turística do oeste [da Bahia] a requalificação do aeroporto, com ampliação das pistas e terminal de passageiros, vai nos dar condições de aumentar a conectividade dessa importante região […] Já para a zona turística da Costa do Cacau, a dragagem aumenta a possibilidade de navios e cruzeiros atracarem naquele importante polo de desenvolvimento turístico da bahia”, emendou.
Bacelar ainda comentou como as iniciativas podem impactar no turismo da Bahia. Ele disse que a Secretaria do Turismo, a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Infraestrutura, por ordem do governador Jerônimo Rodrigues, estudam soluções para estimular o setor.
“A conectividade aérea ainda sofre no mundo inteiro reflexos da pandemia e isso também tem nos atingido aqui na Bahia. Nós perdemos muitos voos regionais e o governo do estado, sabendo da importância dos voos regionais no incremento do fluxo turístico do nosso estado, está debruçado sobre as questões”, esclareceu.

