Salvador, 25/06/2026 18:06

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Geral

Sandro Régis critica governo Jerônimo por “entrega eleitoreira” da estação na Calçada: “Cortaram a fita, mas o VLT não anda”

Compartilhe:

google-news-follow

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), líder do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), criticou a inauguração da Estação Calçada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). A primeira estação do modal foi entregue no último dia 17, mas permanece fechada, sem operação para a população – o que para Régis expõe o caráter eleitoreiro do governo estadual.

“Entregar uma estação fechada, sem trem circulando, sem passageiro sendo transportado e sem integração real para a população, é tratar o povo com desrespeito. O governo corre para fazer cerimônia, cortar fita e produzir propaganda, mas o serviço que o cidadão precisa continua sem funcionar”, afirmou o deputado.

A Estação Calçada integra o lote 1 do VLT, no trecho entre Calçada e Ilha de São João. Esse trecho está com 64% de execução. Já o trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, ainda não chegou à metade das intervenções. O trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, está em fase inicial, com menos de 3% de execução.

“O PT da Bahia tenta vender como realização aquilo que ainda não mudou a vida de ninguém. O Subúrbio precisa de transporte funcionando, não de uma estação fechada. A população não quer promessa, quer poder sair de casa, embarcar e chegar ao destino com dignidade”, disse Sandro Régis.

A crítica ocorre em meio ao histórico de dificuldades enfrentadas por moradores do Subúrbio Ferroviário desde a desativação dos antigos trens. Antes da interrupção do serviço, os usuários pagavam R$ 0,50 pela passagem. Com a expectativa de que a tarifa do VLT seja equiparada à do metrô, atualmente em R$ 4,10, o valor representaria um aumento de 720% em relação ao preço cobrado no antigo sistema ferroviário.

“Agora, depois de anos de espera, o governo entrega uma estação sem operação e ainda há a perspectiva de uma tarifa muito mais cara. Isso é uma agressão à população que mais precisa de transporte público acessível”, criticou, ao citar que a desativação dos trens também afetou a dinâmica econômica da região, já que comerciantes e pescadores relatam queda expressiva nas vendas após a retirada do antigo serviço.

“Essa inauguração resume bem o método do governo Jerônimo: muita propaganda, muita promessa e pouca entrega concreta. O povo do Subúrbio já esperou demais. Não dá para transformar sofrimento, atraso e prejuízo em palanque eleitoral”, completou o líder do União Brasil na AL-BA.

Jornalista, escritor e estrategista de comunicação. Profissional de visão analítica e atuação multidisciplinar, forjou-se na redação do Grupo A Tarde (jornalismo popular e cidade) e na comunicação institucional da AGERBA. Alia o faro investigativo ao rigor técnico, com experiência em coleta e análise de dados primários e econômicos para órgãos públicos. Em sua trajetória, comandou a assessoria de imprensa e a gestão de redes sociais em campanhas políticas para bases superiores a 300 mil seguidores. É especialista em redação SEO e copywriting, produzindo textos e conteúdos corporativos para gigantes do mercado (como Bradesco e Odebrecht), além de atuar como estrategista na elaboração de centenas de projetos institucionais e ESG de alto impacto para captação de recursos. No mercado editorial, codirige um empreendimento ligado a uma fraternidade esotérica e já assinou a edição final e a revisão de dois livros publicados.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade