Mudança no calendário do pré-Carnaval antecipa o Pipoco para 29 de janeiro e amplia programação da festa; prefeito destaca impacto econômico: “Mais trabalho, mais turistas, mais dinheiro circulando”.
SALVADOR – O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou, nesta terça-feira (17), que o Carnaval de Salvador ganhará oficialmente mais um dia a partir de 2027. A ampliação ocorre no calendário do pré-Carnaval, com a antecipação do tradicional Pipoco, puxado por Leo Santana, da terça-feira para a sexta-feira, 29 de janeiro.
Com a mudança, o pré-Carnaval passa a começar ainda em janeiro, estendendo o período de festa e, principalmente, de movimentação econômica na cidade. “Na prática, isso representa mais um dia de festa. Mais trabalho, mais turistas na cidade, mais dias para a galera trabalhar, vender suas mercadorias, com dinheiro circulando”, afirmou o prefeito durante coletiva de imprensa.
A decisão foi motivada pelo calendário de 2027. O dia de Iemanjá, celebrado em 2 de fevereiro, cairá na terça-feira que antecede a abertura oficial do Carnaval, marcada para quinta-feira. Com isso, o Pipoco será realizado na sexta (29), seguido pelo Furdunço (sábado), Fuzuê (domingo), Segunda-Feira Sem Lei (comandada por Xanddy Harmonia), a Festa de Iemanjá (terça) e o tradicional bloco Habeas Copos na quarta-feira.
Bruno Reis destacou dados da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) que mostram o impacto positivo da extensão da folia. “Teve gente que veio no pré-Carnaval, voltou e retornou no Carnaval. Tem gente que veio só no pré-Carnaval, que pegou no pré-Carnaval e seguiu, e tem gente que está chegando agora no final”, declarou.
“Eu não preciso falar da importância desse evento para a nossa economia, porque os números vocês já conhecem. Diante do calendário e da importância do evento, nós tomamos essa decisão. No ano que vem vamos ter um dia mais, que sem sombra de dúvidas vai ajudar ainda mais a incrementar toda a nossa economia”, salientou o prefeito.
