A cidade de Salvador entregou nesta quinta-feira (11) um novo equipamento esportivo e de lazer ao bairro de São Caetano: a Arena Schindler, também conhecida como “Campo do Paraíso”. A estrutura, resultado da articulação entre poder público, iniciativa privada e liderança comunitária, foi apresentada como um novo polo de integração social na região.
A solenidade contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que destacou o caráter social do projeto. “A implantação da Arena Schindler é mais do que uma obra; é um passo firme no nosso compromisso de levar esporte, lazer e convivência de qualidade para os bairros periféricos. É uma política pública de bem-estar social e um investimento na nossa juventude”, afirmou o gestor.
De campo comunitário a arena moderna
A Arena Schindler nasce de uma história que começou há décadas, quando Renato Schindler doou 1.700 m² à Prefeitura com o objetivo de criar uma área verde e um campo de futebol no loteamento Francisco Goes de Calmon. Com o tempo, o doador autorizou o uso de lotes particulares vizinhos, permitindo que o campo ganhasse dimensões maiores.
Durante anos, o espaço foi preservado por lideranças comunitárias como Cláudio Cerqueira, Milton Almeida, Joselito Embaixador, Ni e Joaquim Rener. A transformação completa, porém, veio após uma reforma ampla articulada pelo vereador George Reis, o “Gordinho da Favela”, em parceria com a gestão municipal. O trabalho foi apontado como essencial para revitalizar o equipamento e atender uma antiga demanda dos moradores.
Parceria entre comunidade e poder público
A homenagem à família que viabilizou o terreno original foi mantida no nome oficial do espaço: Arena Schindler – Campo do Paraíso. Representando os familiares, Renato Schindler Filho participou da entrega e celebrou o legado iniciado por seu pai. “Ver realizado o que foi idealizado há décadas pelo velho Schindler é simplesmente extraordinary. Um local de integração comunitária no coração de São Caetano”, afirmou.
Além do envolvimento histórico com a doação da área, Schindler Filho também atua na manutenção do equipamento, no apoio a times locais e na formação esportiva de crianças. Ele trabalha ainda na criação de uma Liga Desportiva voltada para fortalecer atividades regulares no local. Segundo ele, a organização “garantirá uma maior integração entre as pessoas que utilizam a arena, bem como acesso a incentivos governamentais”.
O empresário reforçou ainda sua visão de impacto social por meio do esporte: “Lugar das crianças é na escola e no Esporte, não na rua”.
A Arena Schindler passa agora a integrar o conjunto de espaços comunitários requalificados em Salvador, com a promessa de se tornar um ponto de encontro e desenvolvimento para moradores de São Caetano e regiões próximas.
