Salvador, 27/11/2025 09:20

Salvador

Rui Costa destaca parceria de Jerônimo Rodrigues com prefeitos da Bahia

Rui Costa
Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, comentou nesta quinta-feira (6), em entrevista à imprensa, sobre a relação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), com os prefeitos do estado, ressaltando a importância da colaboração entre os governos estadual e municipais para a implementação de políticas públicas.

Segundo o ministro, a relevância de um prefeito não se mede pelo período eleitoral, mas sim pela capacidade de construir parcerias e viabilizar ações no território.

“Eu não faço contabilidade de prefeito, eu acho que um governo tem que realizar as ações, cuidar das pessoas. A importância de um prefeito não começa no período eleitoral, começa quando você precisa dele para fazer uma parceria e fazer chegar as políticas públicas com capilaridade,” afirmou Rui Costa.

O ministro citou como exemplo o programa de alfabetização na idade certa, lançado pelo presidente Lula, que busca garantir que todas as crianças saibam ler e escrever ao concluir o segundo ano do ensino fundamental. Segundo ele, o sucesso da iniciativa depende diretamente da atuação dos municípios.

“Por exemplo, nós agora estamos priorizando a questão da alfabetização na idade certa, e o presidente Lula lançou um programa para isso, para toda criança saber ler e escrever quando estiver concluindo o segundo ano do ensino fundamental, mas para essa política dar certo você precisa do município, que é o município que faz a alfabetização,” explicou.

Rui Costa também destacou a colaboração do governo federal com os prefeitos na construção de 1.600 creches e 2.600 postos de saúde dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), reforçando a necessidade de diálogo entre esferas de governo.

“Eu digo que o momento da eleição você apenas colhe o que você plantou. Plantou uma relação de diálogo de entendimento, você vai colher mais apoio. Se você plantou uma relação de hostilidade, você vai ter menos apoio. E o governador Jerônimo Rodrigues tem testificado diálogo e parceria com os prefeitos e ele está colhendo a boa relação que ele tem,” concluiu o ministro.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade