O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve em Salvador na tarde desta quinta-feira (6), onde acompanhou o andamento das obras de micro e macrodrenagem das bacias do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa. Durante a visita, o ministro também assinou a ordem de serviço para o início do projeto de macrodrenagem de Dom Avelar e Castelo Branco, selecionado pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Além da pauta de infraestrutura, Rui Costa abordou a atuação do governo federal no enfrentamento ao crime organizado, em meio à repercussão da CPI das Facções no Senado e às recentes operações integradas de segurança na Bahia.
O ministro destacou que o presidente Lula determinou o reforço da cooperação entre a Polícia Federal e as forças de segurança estaduais, por meio da Força Integrada de Cooperação (FICO) — estrutura que combina inteligência e ação para desarticular organizações criminosas.
“O que o presidente Lula está fazendo é construir uma parceria forte com os governadores. Aqui na Bahia e em outros estados, temos uma atuação conjunta da Polícia Federal com as forças estaduais. A última operação, que resultou em 31 presos, foi fruto desse trabalho integrado e de absoluto sucesso”, afirmou o ministro.
Rui Costa também reforçou que o governo federal pretende intensificar o combate ao crime organizado em todas as suas dimensões — não apenas nas comunidades, mas também contra os grandes articuladores que lucram com as atividades ilícitas.
“Muitos dos que ganham mais com o crime não estão nas periferias. Estão em apartamentos e casas de luxo, tratando os outros como empregados. Por isso, o governo federal está focado em combater todos os andares do crime organizado — do primeiro andar até a cobertura”, reforçou o ministro.
Com o avanço das obras de drenagem e o fortalecimento das ações de segurança pública em parceria com o Estado, Rui Costa enfatizou que a integração entre governos e investimentos estratégicos é um dos pilares do projeto nacional liderado pelo presidente Lula: “É assim que o Brasil avança, cuidando das cidades e protegendo as pessoas.”

