Sete meses após o anúncio feito por Antonio Rueda e Ciro Nogueira, a federação entre União Brasil e PP começa a se concretizar, segundo informou o colunista Lauro Jardim, de O Globo. Na ocasião, os dirigentes afirmaram que os dois partidos atuariam juntos nas eleições de 2026 sob o nome União Progressista.
Rueda confirmou que a etapa burocrática mais importante já foi concluída. A documentação necessária para a criação da federação foi entregue aos cartórios e aguarda processamento. A expectativa é que o CNPJ do novo bloco seja emitido até terça-feira da próxima semana.
Com essa fase encaminhada, o próximo passo será levar o pedido de formalização da União Progressista ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisará e decidirá sobre a aprovação. Diferentemente das coligações, a federação exige atuação conjunta por pelo menos quatro anos, incluindo eleições subsequentes e articulação no Congresso. A expectativa das siglas é fortalecer bancadas e ampliar sua influência política nacional antes do pleito de 2026.
