O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) falou sobre a importância da construção de uma política integrada que assegure a permanência dos estudantes no ensino superior. A declaração aconteceu nesta terça-feira (26), durante audiência pública sobre transporte universitário.
O parlamentar destacou que a gratuidade do transporte intermunicipal é um dos pontos centrais do debate, mas precisa ser tratada de forma articulada. “Aqui não tem uma ação dirigida a um ente, mas a todos”, iniciou o petista.
“Tem que ter um embricamento entre União, Estado e município, para garantir que as pessoas tenham acesso na sua totalidade à universidade. Não adianta só entrar na universidade, é preciso se manter. Para manter na universidade é necessário que o estudante tenha alimentação, que o estudante tenha transporte”, afirmou.
Na oportunidade, o deputado pontuou que essa discussão não é exclusiva da Bahia, mas um desafio nacional, e anunciou a criação de um grupo de trabalho, que se reunirá no dia 8 de setembro, com participação de estudantes, governo federal, governo estadual e Assembleia Legislativa. O objetivo será buscar alternativas para minimizar os problemas enfrentados com o transporte intermunicipal.
Além disso, Rosemberg Pinto abordou a proposta apresentada pelo colega Mateus Ferreira (PSD) para criação de uma comissão voltada à juventude. Ele disse que a Casa já atingiu o limite regimental de comissões, mas apontou como alternativa a formação de uma subcomissão ou de uma frente parlamentar.
“Ele já acenou essa possibilidade, já tem assinaturas coletadas. Acredito que podemos levar ao plenário e aprovar dentro do rito da Casa”, finalizou.

