Em Salvador para o evento SOS Bahia, promovido pelo União Brasil nessa quinta-feira (5), em Salvador, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu a política de segurança pública adotada em seu estado como exemplo de enfrentamento eficaz à criminalidade.
Segundo Caiado, o controle da violência foi decisivo para a retomada da confiança, dos investimentos e da tranquilidade da população goiana. “Goiás já teve a cidade mais violenta do país, Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal. Tinha até um outdoor dizendo: ‘Você está entrando na cidade mais violenta do Brasil’. Quando assumi o governo, disse claramente: ‘ou muda de profissão ou muda de Goiás’. Hoje, bandido não se cria em Goiás”, disse Caiado.
Para o governador, os resultados são fruto de uma política de segurança estruturada, baseada em tecnologia, inteligência e autonomia para as forças policiais. “Temos uma polícia altamente profissionalizada e com acesso ao que há de mais moderno. Deixamos a polícia trabalhar e assumimos o controle dos presídios, como deve ser.O resultado é a queda da criminalidade e um ambiente seguro para viver e investir”, seguiu.
Na oportunidade, Caiada comparou a Bahia com Goiás. “Aqui [na Bahia), a situação é de medo e angústia. Quando a segurança pública falha, todos os outros setores são contaminados. Em Goiás, o cidadão pode andar com celular, relógio, o que quiser. É outro clima, outro nível de industrialização e de oferta de oportunidades”, disse.
“Hoje, é um estado que avança na inteligência artificial, outro momento para a juventude brasileira em tecnologia e inovação. Enfim, é um estado que viu que, quando se impõe a segurança pública plena, o estado decola com muita velocidade e capacidade”, completou.

