Salvador, 27/11/2025 18:27

Interior da Bahia

Roberta Santana diz que concurso público da Saúde vai ser realizado no momento adequado 

Roberta Santana
Roberta Santana – Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, confirmou que o Estado mantém o compromisso de realizar um novo concurso público para a área da saúde. A gestora falou sobre o assunto nesta terça-feira (29), durante o evento de celebração dos 100 anos da Sesab, em Salvador.

“O concurso é um compromisso do plano estadual de saúde, assumido na Conferência Nacional, e é também um compromisso pessoal do governador Jerônimo Rodrigues. Ele já manifestou isso publicamente. Nós vamos sim lançar o concurso, dentro do planejamento da secretaria e sempre respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Roberta. 

A secretária aproveitou a oportunidade para criticar o uso político do tema da regulação e defendeu o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. Ela destacou: “Não precisamos de validação externa para reconhecer a força do SUS”.

“Já passamos de 150 mil pacientes regulados este ano, muitos vindos de regiões remotas, inclusive com transporte aéreo. Claro que há filas, principalmente em especialidades muito específicas, como na oncomatologia. Mas temos trabalhado intensamente para reduzir esse gargalo, como mostra a recente entrega da UTI especializada em leucemia, única no Brasil com esse perfil”, detalhou. 

Além disso, Roberta Santana destacou ainda os avanços estruturais da saúde baiana, como a ampliação da oferta de exames e diagnósticos. “Em 2007, a Bahia tinha apenas uma ressonância magnética. Hoje temos 35. Passamos de praticamente nenhum tomógrafo para 67 em funcionamento. Isso mostra que estamos investindo em prevenção, diagnóstico e descentralização, com hospitais de alta complexidade no interior e cofinanciamento para os municípios”, reforçou.

Por fim, a chefe da pasta pediu oapoio da imprensa para dar visibilidade ao que considera “um trabalho sério, robusto e transformador”. “O SUS é forte e funciona. Precisamos valorizar e comunicar os avanços, em vez de distorcer a realidade”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade