Para muitas pessoas, a ida ao cinema já faz parte da rotina. Mas, para algumas crianças e adolescentes acolhidos em instituições da capital baiana, a experiência inédita trouxe encanto, surpresa e novas formas de olhar o mundo. Foi o caso da adolescente C.S., de 14 anos, que assistiu ao filme Zootopia 2 no Cine UCI do Shopping da Bahia, na tarde desta terça-feira (2). Ela descreveu a vivência como uma mistura de alegria, empatia e reorganização das emoções.
A atividade foi promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com o propósito de garantir a esse público o acesso a experiências culturais, de lazer e convivência.
“Estou achando a ação muito legal. Todos nós estamos muito animados. No meu caso, por exemplo, é ainda mais especial, pois nunca tinha vindo ao cinema antes. Estou gostando de tudo, do passeio e de poder compartilhar esse momento com todos. Está sendo um dia diferente e muito especial para mim”, contou a adolescente, atendida pela Fundação Cidade Mãe em uma Casa Lar.
A vice-prefeita Ana Paula Matos, que acompanhou o grupo, destacou o impacto da iniciativa no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “É um trabalho muito importante de convivência, de formação de vínculo e também de acesso à cultura, à arte, de pertencimento e fazer isso, enquanto Prefeitura, como política pública, é algo essencial. Não é apenas a ida ao cinema, que já é muito importante, mas também a construção desse vínculo entre eles e dessa referência de cultura”, avaliou.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, também ressaltou o caráter simbólico do passeio. “Estamos trazendo hoje crianças que moram em unidades de acolhimento da Prefeitura, crianças que têm um histórico de vulnerabilidade, de abandono familiar e a quem queremos dar um dia especial, um dia de amor, de carinho, por meio dessa ação. Para alguns, essa é a primeira vez que estão vindo ao cinema. Então, é muito emocionante poder proporcionar isso às crianças que residem nessas unidades de acolhimento”, disse.
Ao todo, 86 crianças e adolescentes das unidades da Fundação Cidade Mãe, da Acopamec, do Lar Pérolas de Cristo e do Lar Vida participaram da atividade. O transporte foi organizado previamente pela Sempre e as equipes técnicas das unidades de acolhimento acompanharam o grupo. Ainda segundo Júnior Magalhães, o passeio também teve como objetivo ampliar repertórios culturais, fortalecer vínculos, promover inclusão e aproximar as crianças dos espaços culturais e de lazer da cidade.
O filme exibido, Zootopia 2, acompanha uma nova aventura dos policiais Judy Hopps e Nick Wilde, que enfrentam um mistério ligado ao réptil Gary De’Snake após serem enviados ao programa de aconselhamento “Parceiros em Crise”. A trama, com 1h48 de duração, segue a tradição do primeiro filme — vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2017 — ao unir técnica refinada e mensagens sobre diversidade, tolerância e superação de estereótipos.
