O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, falou, nesta terça-feira (19), sobre a necessidade de investimentos da Neoenergia Coelba para garantir o desenvolvimento econômico e social dos municípios baianos.
Wilson ressaltou que as falhas no fornecimento de energia têm impactado diretamente a agricultura familiar, o comércio e até serviços essenciais, como escolas e postos de saúde.
“Estamos esperançosos de que haja uma melhora considerável nos investimentos no interior. As quedas de fase e oscilações prejudicam especialmente os pequenos produtores, que perdem bombas de irrigação, eletrodomésticos e não são ressarcidos”, disse o presidente durante encontro realizado na sede da entidade, em Salvador, que reuniu representantes da concessionária de energia e do Ministério Público.
“Além disso, há gestores que não conseguem inaugurar escolas ou postos de saúde prontos porque a rede elétrica não é estendida a tempo. A Coelba é monopolista e precisa assumir a responsabilidade de investir para que a Bahia cresça em todos os setores”, destacou.
Wilson Cardoso destacou que técnicos da concessionária permanecerão na entidade por dois a três dias para atender as demandas de prefeitos e prefeitas. Ademais, a entidade estruturou um setor jurídico próprio para acompanhar os serviços da Coelba, da Embasa e da Conder, com o objetivo de dar suporte aos municípios.

