O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, fez um apelo aos prefeitos e prefeitas baianos para que agilizem o cadastramento de imóveis do Minha Casa, Minha vida, através do FNHIS SUB 50, nesta terça-feira (3).
A medida é para garantir que o município tenha acesso a totalidade dos equipamentos ofertados pelo Governo Lula.
“Aqueles municípios que ainda não têm o terreno, podem cadastrar mesmo assim. E nesse período, metem o pé no acelerador para conseguir o terreno e não perder essas casas”, destacou o presidente da UPB.
A fala ocorreu em meio às articulações para garantir a participação dos municípios no novo programa habitacional do Governo Federal, que ainda não estipulou um prazo oficial para o cadastramento das propostas no edital. Segundo Wilson, essa indefinição exige uma postura proativa por parte das gestões municipais.
Na oportunidade, Wilson reforçou a importância da iniciativa como uma forma de enfrentar problemas históricos, como o déficit habitacional e a ocupação de áreas de risco. “É uma oportunidade de resolver questões importantes, diminuir a desigualdade e garantir dignidade para quem mais precisa”, completou.
Por fim, o prefeito orientou os gestores a não esperarem por prazos oficiais para iniciar os trâmites. “O edital não determinou o prazo para nada das propostas. Então orientei aqui: saiu daqui, cadastrou, mete o pé no acelerador. Analisa o que o edital exige, se organiza e atenda todas as diligências. Isso vai garantir que sua casa vai sair”, completou Wilson.

