O presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antônio Gobbo, reforçou a importância do investimento de R$ 1,5 bilhão para os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O anúncio foi feito nessa sexta-feira (23).
Segundo Gobbo, esses investimentos refletem uma iniciativa de modernização da operação portuária e um aumento da competitividade dos portos da Bahia. “Eles representam a capacidade de atração de investidores externos, que é fruto, na verdade, de boas práticas de gestão, de bom planejamento e, principalmente, de o mercado acreditar realmente na nossa plataforma de investimentos em infraestrutura, tanto física quanto logística, operacional, tecnológica e naturalmente depende de algumas práticas de ESG e sustentabilidade”, pontuou.
Na oportunidade, o presidente da Codeba afirmou que os portos da Bahia “são uma das muitas prioridades do governo federal”. “Olha só, a produção se concentra no sul e sudeste, isso é natural. Mas hoje, os portos do nordeste, principalmente os portos aqui da Bahia, representam uma alternativa muito econômica para o transporte marítimo, porque tem curtas distâncias para determinados destinos essenciais”, explicou.
Antônio Gobbo completou dizendo que a ampliação da capacidade portuária faz com que “haja mais opções logísticas para os armadores e para os transportadores” e que “isso é extremamente benéfico para a saúde do país”.

