A Prefeitura de Lauro de Freitas segue em alerta de atenção devido às fortes chuvas que atingem a cidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município está em alerta amarelo, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 milímetros por dia (mm/dia), além de ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora (km/h).
Com o objetivo de reduzir os impactos que podem ser causados pelas fortes chuvas que estão previstas, a prefeitura, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), mantém as equipes de prontidão durante todo o final de semana para mitigar os possíveis efeitos da chuva.
Em regime de plantão, as equipes municipais estão realizando monitorando por toda cidade, principalmente nas áreas de risco. Com o volume expressivo de água que pode atingir a cidade, a prefeitura pede que o munícipe redobre os cuidados neste período de chuva intensa, evitando transitar em locais alagados, áreas de encosta, pontos de deslizamento e que as pessoas evitem circular próximos a córregos.
Mesmo com o município em alerta de atenção às chuvas, até o momento não há registros de desastres, deslizamentos de terra ou desabamentos em locais mapeados pela Defesa Civil. Por medida preventiva, devido as condições climáticas, o Salvamento Aquático (Salvamar) orienta a suspensão de banho de mar ou transitar em locais de áreas abertas, por conta de incidência de raios e descargas elétricas, que podem causar riscos à população.
Para assegurar segurança às pessoas, a gestão municipal segue com atuação integrada e constante, monitorando as condições climáticas do município e em atenção redobrada para ação conjunta na gestão de riscos e respostas às emergências.
