Em um encontro marcado pela articulação entre iniciativa privada e poder público, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), participou de uma reunião convocada por um grupo de empresários da região de Vilas do Atlântico. O objetivo central foi traçar estratégias integradas para fortalecer a segurança pública e, consequentemente, fortalecer o empreendedorismo local.
O secretário municipal da SSPLF, Glauber Moraes, foi a representação da gestão municipal neste encontro. A mesa de debates contou ainda com a presença estratégica do Major Renato Brito de Souza, comandante da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM); e do delegado Edilson Magalhães, coordenador do Departamento de Polícia da Região Metropolitana da Bahia (RMS), reforçando o caráter integrado das discussões.
Em sua fala, o secretário Glauber Moraes destacou a importância da abertura de novos canais de diálogo. “Este encontro é um passo fundamental para ampliarmos a conversa com a comunidade. A gestão tem o compromisso de traduzir esse diálogo em respostas concretas e eficientes para a população. Ficamos acertados também de desenvolver um curso de capacitação para os porteiros e funcionários que trabalham nestes comércios, para justamente alinhar protocolos de segurança. Em suma, foi muito positiva a reunião e, juntos, vamos tentar chegar a soluções para o bem comum, não só de Vilas do Atlântico, mas também para o município”, afirmou Moraes.
O pontapé inicial para a reunião partiu dos próprios empresários, organizados no grupo “Mais Vilas”, que atua desde 2021. Rui Santos, um dos comerciantes, explicou a motivação do grupo: “Percebemos movimentos atípicos que preocupam a todos e decidimos que era hora de unir forças, indo além dos muros dos nossos estabelecimentos. Temos câmeras, temos estrutura, mas a ideia é pensar no coletivo, em como integrar nossos recursos para apoiar uma ação pública mais ágil e eficaz”.
Henrique Moitinho, liderança do bairro de Vilas do Atlântico, ressaltou a novidade do diálogo. “Em anos anteriores, não conseguimos estabelecer esse diálogo direto com a gestão municipal. Desta vez, foi diferente. O secretário Glauber veio pessoalmente dialogar no primeiro chamado que fizemos, demonstrando disposição genuína em conhecer nossas demandas e trabalhar em parceria. Estamos falando de construir uma segurança que seja preventiva, mas também com capacidade de resposta rápida quando necessário”, avaliou.
Do lado das instituições de segurança, o Major Renato Brito reforçou a doutrina do policiamento comunitário. “Segurança Pública é uma construção diária que se fortalece com escuta ativa e parcerias estratégicas. Esse diálogo direto com a classe empresarial é vital para orientarmos nosso policiamento ostensivo, focando na prevenção e no enfrentamento qualificado”, declarou o comandante.
As propostas em discussão incluem a criação de protocolos de comunicação ágil entre empresários e as forças policiais, e o planejamento de ações coordenadas para pontos críticos da região, entre outras ações estratégicas e voltadas a segurança da comunidade.
