O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou nesta quarta-feira (4) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) contará com o apoio de mais de 300 prefeitos baianos nas eleições de 2026. Segundo ele, trata-se de gestores com bom desempenho administrativo e capacidade de transferência de votos, o que reforça a base política do chefe do Executivo estadual.
“Hoje tem muito mais de 300 prefeitos que vão caminhar com Jerônimo, muito mais. Eles vão caminhar com ele. E são prefeitos bons, prefeitos que transferem o voto”, declarou Otto, em entrevista à rádio Baiana FM.
De acordo com o senador, o perfil dos prefeitos da Bahia tem passado por um processo de amadurecimento, com maior foco na gestão e na entrega de resultados. “Tem prefeitos muito bons aí. Prefeitos que têm gestão, que a gente tem que aplaudir. Muitos, não são poucos, de várias regiões da Bahia”, afirmou.
Otto citou como exemplo o desempenho eleitoral de prefeitos reeleitos em 2024 com votações expressivas. “Tem prefeito que se elegeu com 80% dos votos, 70% dos votos. Isso é porque faz uma gestão boa”, disse.
O senador também atribuiu esse cenário a um ambiente de maior fiscalização sobre o poder público, o que, segundo ele, dificulta práticas irregulares e aumenta a cobrança por eficiência administrativa. “Hoje, mais do que nunca, a população está fiscalizando. O Ministério Público está em cima, o estadual e o federal. A CGU está em cima. A Polícia Federal está em cima. Não dá mais para fazer segredo”, afirmou.
Para Otto, a combinação entre controle institucional e pressão social mudou a relação entre gestão pública e eleitorado. “Se não aplicou bem na saúde, tem dinheiro, por que não aplicou? Está tudo acima do tapete agora”, concluiu.
