Salvador, 12/01/2026 00:56

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Otto Alencar critica dependência brasileira de insumos importados dos Estados Unidos

Otto Alencar
Otto Alencar – Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O senador Otto Alencar (PSD-BA) criticou a dependência brasileira de insumos importados dos Estados Unidos, especialmente na área da saúde, e alertou para os riscos que a tensão diplomática entre os dois países pode trazer ao Sistema Único de Saúde (SUS). A fala do político aconteceu durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, realizado nesta quarta-feira (23) no Parque de Exposições, em Salvador.

Na ocasião, ele chamou atenção para o desequilíbrio da balança comercial entre Brasil e EUA, ressaltando que, embora o país tenha registrado superávit de US$ 74 milhões no último ano, ainda importa muito mais do que exporta — sobretudo medicamentos de alta complexidade.

Otto destacou: “Nós importamos 60% de todos os medicamentos de alta complexidade dos Estados Unidos. E poderemos ter problema até dentro do Sistema Único de Saúde com essa beligerância estabelecida por um presidente da principal potência do mundo, que não tem a humildade de entender que ele não é um imperador global”.

A crítica de Otto Alencar se dirige à escalada de tensões diplomáticas e comerciais liderada por setores conservadores do governo norte-americano. O senador aproveitou o evento para cobrar ação política em defesa do Brasil no cenário internacional.

 “Meu amigo [Jaques] Wagner, você que vai por lá, vai procurar o Congresso americano, a Câmara, o Senado, eu vou lhe dar uma missão. Procure um deputado democrático, converse com quem tem juízo. Se conseguirmos colocar um cidadão equilibrado de um lado e tirar um maluco do outro, já faremos um grande serviço ao nosso país”, completou Otto.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade