A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) defendeu, nesta segunda-feira (25), que mais mulheres ocupem cadeiras de deputada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
“A Assembleia tem 63 cadeiras. Apenas 8 mulheres foram eleitas na eleição passada. O que nós precisamos é trabalhar para que, em 2026, mais mulheres possam se eleger e não reduzir uma bancada que já é muito pequena”, iniciou a parlamentar em entrevista concedida à imprensa.
“Com a chegada de duas suplentes, a gente chegou em 10, mas isso ainda é muito pequeno, e nós temos que trabalhar de maneira redobrada, não basta dizer que defende a democracia, não basta dizer que quer mais mulheres na política no dia 8 de março, é preciso que nos 365 dias do ano as instituições trabalhem para garantir que a democracia seja composta por mais mulheres na política, porque sem mulher no parlamento não há democracia”, seguiu.
Olívia Santana finalizou: “Nossa luta, inclusive, é em defesa de que haja cota de cadeiras, que só mulheres possam ocupar uma cota x. Se for de 50%, metade para mulheres e a outra para os homens, se for 30%, a mesma coisa.”

