Salvador, 27/11/2025 11:12

Salvador

Obras do VLT atingem 18% no primeiro trecho e devem iniciar testes até dezembro

VLT
Feijão Almeida/GOVBA
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador alcançaram 18% de execução no primeiro trecho, que vai da Estação da Calçada até a Ilha de São João. O avanço foi confirmado nesta segunda-feira (21) durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que destacou o compromisso do Governo do Estado em entregar as primeiras etapas do projeto, com apoio financeiro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do governo federal.

O Trecho 1, conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, já conta com 1,6 quilômetro de via permanente implantada — um marco inédito em obras ferroviárias no país, segundo o diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente. Ele projeta que, até dezembro, uma linha de teste com até quatro quilômetros esteja em funcionamento, possibilitando avaliações práticas do sistema.

Com capacidade para transportar aproximadamente 100 mil passageiros por dia, o VLT contará com cerca de 36 quilômetros de extensão e 34 paradas ao longo de três trechos distintos. O segundo, de Paripe a Águas Claras, com 9,2 km e oito paradas, será integrado ao metrô na Estação Águas Claras e executado pelo Consórcio VLT Lote 2. Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, com 10,5 km e nove paradas, será operado pelo Consórcio Bahia Atlântico, com integração ao metrô no Bairro da Paz.

Além de representar um salto na mobilidade urbana, o projeto do VLT tem impacto direto na geração de empregos. A expectativa é de que até dois mil postos de trabalho diretos e indiretos sejam criados no período de maior intensidade das obras, contribuindo para o desenvolvimento econômico da Bahia.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade