Salvador, 13/01/2026 11:44

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

“O PCdoB é aliado desse projeto desde o início e vamos chegar a uma unidade do nosso grupo”, diz Augusto Vasconcelos

Foto: PAOP
andre

Compartilhe:

google-news-follow

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos (PCdoB), afirmou nesta terça-feira (13) que o partido mantém o alinhamento com o projeto político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e indicou apoio à construção de uma chapa “puro-sangue” do campo governista nas próximas eleições estaduais. A declaração foi dada durante agenda em que o governo certificou profissionais do projeto Condução Decente, voltado a mototaxistas e motofretistas.

Segundo Vasconcelos, o PCdoB é aliado histórico da atual gestão e defende a manutenção da unidade do grupo político que governa o estado. “O PCdoB é aliado desse projeto desde o início. Temos compromisso muito forte com a causa de fazer um Estado desenvolvido, com inclusão social, sem deixar ninguém para trás”, afirmou. Para ele, Jerônimo “lidera esse processo com muita maestria” e o objetivo é preservar uma frente ampla para evitar “retrocessos”.

O secretário também fez críticas indiretas a adversários políticos. “A gente sabe que tem gente aí que flerta com o bolsonarismo, que apoiou o Bolsonaro de maneira envergonhada e que agora caiu a carapuça e nós vamos sem dúvida derrotar esse projeto”, disse. Segundo Vasconcelos, a expectativa é de que a chapa governista chegue “muito forte”, ancorada em resultados da gestão, como avanços em educação, saúde e geração de emprego formal. Ele ponderou, no entanto, que o foco do momento é a administração. “Agora, no momento atual, estamos muito comprometidos com a gestão; a eleição vai chegar ainda”, afirmou.

Projeto Condução Decente

Durante o evento, o secretário detalhou o Condução Decente, programa estadual voltado à qualificação e à melhoria das condições de trabalho de profissionais que atuam sobre motocicletas. Nesta primeira etapa, 250 trabalhadores receberam certificação após cursos de atualização e especialização. “São motociclistas que atuam como motofretistas, também como mototaxistas, que transportam mercadorias e transportam pessoas”, disse.

De acordo com Vasconcelos, o programa busca enfrentar a precarização histórica dessas atividades, combinando formação profissional, segurança no trânsito e acesso a políticas públicas. “O governo do estado, em parceria com diversos órgãos, tem promovido essa iniciativa com o objetivo de, primeiro, garantir segurança no trânsito e com fornecimento de equipamentos de proteção individual, com cursos de formação, mas também com acesso à linha de crédito para que eles possam obter uma moto nova para melhorar a sua atividade, aumentar a renda e também garantir mais dignidade do trabalho”, afirmou.

A meta do governo é certificar 6.500 profissionais ao longo de dois anos. Segundo o secretário, o projeto será expandido para todas as 13 zonas turísticas da Bahia, alcançando 70 municípios. Além do certificado, os participantes recebem equipamentos de proteção individual, como capacetes, coletes e outros itens exigidos pelas normas nacionais. “A ideia é que gradativamente mais pessoas vão participando e possam celebrar com a obtenção do seu certificado”, disse.

Vasconcelos relacionou a iniciativa a um debate mais amplo sobre direitos trabalhistas e saúde pública. Ele citou a atenção do governo estadual à temática dos acidentes envolvendo motociclistas, lembrando a inauguração do Hospital Ortopédico do Estado. “A gente sabe o quanto esse tema é fundamental e é por isso que o governo do Estado da Bahia tem trabalhado para que nós possamos garantir condições de trabalho adequadas e preservar os direitos desse segmento profissional”, afirmou.

andre
Jornalista com experiência nas editorias de esporte e política, com passagens pela Premier League Brasil, Varela Net e Prefeitura Municipal de Laje. Apaixonado por esportes e música.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade