Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento Social, chamou de “esculhambação” a condução do programa social Bolsa Família durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre 2019 e 2022. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (7), durante o programa “Bom Dia, Ministro”.
Wellington, que comanda o ministério responsável pelo programa, afirmou que o Bolsa Família chegou a um grande número de beneficiários irregulares no último governo, apontado indícios de “fraudes”.
“Por isso que a gente combateu fraudes. Quando eu assumi, tinha fraudes no Auxílio Chegamos a cancelar por fraude. Veja que praticamente não teve contestação. Era gente com um documento falso, gente que já tinha morrido recebendo. Era, vou usar uma palavra de povo, uma esculhambação”, disse Wellington.
Em 2021, na passagem de João Roma (PL) pelo Ministério da Cidadania, o Bolsa Família ganhou uma outra roupagem e um novo nome: Auxílio Brasil. O programa virou um dos cartões de visita da campanha de Bolsonaro à reeleição, no ano seguinte.

