Salvador, 12/01/2026 03:44

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Marta Rodrigues reage a possibilidade de privatização de cemitérios em Salvador

Vereadora Marta Rodrigues (PT)
Foto: Divulgação/Assessoria
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

A vereadora Marta Rodrigues (PT), reprovou, nesta segunda-feira (2), a ideia da Prefeitura de Salvador de privatizar os cemitérios públicos e apontou para possíveis consequências para a população pobre da capital baiana. A petista pediu ainda que sejam apresentados à Câmara os estudos das empresas interessadas nos espaços, assim como as possíveis contrapartidas.

“Chega ao nosso conhecimento que as empresas interessadas concluíram estudos e apresentaram à gestão municipal, indicando uma concessão de 20 anos. Isso é mais uma perversidade que a prefeitura comete contra o povo, pois não tivemos acesso e não sabemos nenhuma contrapartida decente. A privatização de cemitérios públicos foi problemática em diversas cidades do país e escancarou relações duvidosas entre gestões municipais e empresas privadas”, lembrou.

Marta lembra que Salvador é uma cidade de maioria pobre e quando uma pessoa morre, a família inteira se junta para conseguir custear o funeral. “Quando se privatiza, os preços praticados pelas concessionárias sobem consideravelmente. Com cemitérios, os exemplos que temos beiram ao desrespeito. na capital baiana, algo que já foi R$ 200 pode passar para R$ 1,5 mil. Já não basta retirar a dignidade em vida, tira-se também em morte”.

A vereadora disse ainda que não há sinalização da prefeitura para apresentação de um projeto robusto, com transparência e planilha de dados e valores. Ela disse que tem cobrado os estudos feitos por quatro empresas sobre o interesse n a gestão dos cemitérios.

“Vai privatizar porque? Qual a justificativa? Vai melhorar no que? Como temos certeza que este serviço será garantido com qualidade e com custo acessível? Queremos acesso total aos documentos e aos estudos que devem ser apresentados À Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop)”, disse.

Cemitérios – Sob a responsabilidade da Semop, Salvador possui dez cemitérios Seis em: Brotas, Itapuã, Paripe, Periperi, Pirajá e Plataforma. Os outros quatro situam-se nas ilhas da capital, incluindo Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, ambos na Ilha dos Frades.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade