O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), participou neste sábado (24) das celebrações da tradicional Lavagem de Vila de Abrantes, ocasião em que destacou o valor histórico e a relevância demográfica do distrito para o município. Ao longo do cortejo, o gestor relembrou que foi em Abrantes que teve início a história de Camaçari, com a fundação da Aldeia do Espírito Santo pelos jesuítas, em 1558.
Em clima de emoção, Caetano enfatizou a necessidade de manter um diálogo permanente com a comunidade local, que atualmente reúne uma população estimada entre 60 e 70 mil moradores. “É uma alegria estar aqui com nossa gente. Camaçari nasceu em Abrantes e a gente tem um grande prazer em celebrar essa força todos os anos”, declarou. O prefeito também reafirmou o compromisso da gestão municipal em realizar investimentos à altura da importância do distrito, defendendo a realização de uma festa pautada pela paz e pela valorização das tradições.
Reconhecida como a lavagem mais antiga de Camaçari, a Lavagem de Vila de Abrantes reúne milhares de fiéis e visitantes na Praça da Matriz, em frente à Igreja do Divino Espírito Santo — uma das edificações jesuíticas mais antigas do país. Para Caetano, a celebração vai além do aspecto religioso em homenagem ao padroeiro São Sebastião, configurando-se também como um gesto de afirmação política e cultural de uma localidade que foi a primeira sede administrativa do município.

