A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou nesta segunda-feira (15) que o PSB intensificou as articulações para viabilizar a filiação do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), ao partido. Segundo ela, a expectativa é de que uma conversa direta com o prefeito ocorra ainda nesta semana.
A declaração foi dada durante agenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, em visita às obras de macrodrenagem do Canal da Mangabeira, em Salvador.
De acordo com Lídice, o diálogo com o entorno político de Zé Cocá já está em curso e passa, inicialmente, pelo deputado estadual Hassan (PP), aliado próximo do prefeito. “Nós estamos iniciando essa conversa com o Hassan, que é uma pessoa muito ligada a Zé Cocá, que é um deputado eleito com o apoio dele”, afirmou.
A deputada relatou que compromissos internacionais e agendas institucionais atrasaram o avanço das negociações, mas disse que os contatos foram retomados. “Tivemos desencontros porque ele viajou para fora do país e, quando estava voltando, foi o período em que eu viajei para a China. Cheguei só no sábado passado”, disse.
Segundo Lídice, após o retorno ao Brasil, a rotina intensa em Brasília também dificultou a agenda. “Foi uma semana muito intensa, vocês acompanharam o desastre das decisões de Brasília nesta semana”, afirmou, sem detalhar.
A deputada acrescentou que as tratativas agora são coordenadas por Niltinho, responsável pelo diálogo com parlamentares estaduais que ainda estão no PP, mas que articulam migração para o PSB. “Eles estão garantindo que a gente consiga falar com o Zé Cocá esta semana”, disse.
Zé Cocá é considerado uma liderança regional de peso no sudoeste baiano e sua eventual filiação ao PSB é vista como estratégica para o fortalecimento do partido no interior do Estado, especialmente no contexto de reorganização das forças da base governista na Bahia.
