O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) afirmou nesta terça-feira (3) que a saída do senador Angelo Coronel do PSD, anunciada no último fim de semana, é um sinal de desgaste da base política do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). A declaração foi feita durante a abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Na avaliação do parlamentar, o movimento reforça a leitura de que o grupo governista perdeu coesão e atravessa um processo de enfraquecimento. “Eu prefiro dizer que essa turbulência, pelo menos no sentido mais negativo da palavra, ela está ocorrendo ali na base do PT, na base do Jerônimo, que sem sombra de dúvidas está desmontando”, afirmou.
Leandro de Jesus sustentou que as mudanças no cenário político baiano favorecem a oposição. “O que a gente consegue perceber dentro dessa mudança de cenário político aqui no estado da Bahia é que de fato o PT vem perdendo força, vem desmontando, o castelinho de areia está derretendo”, disse.
O deputado reiterou a expectativa de alternância de poder no Estado e projetou derrota do grupo petista nas próximas eleições. “Então, isso se mostra aqui no cenário propício às mudanças que nós precisamos aqui no nosso estado. E eu sempre falei, esse será o último mandato do PT aqui na Bahia. Está registrado, é só pesquisar”, afirmou. Em seguida, completou: “Então, nesse ano pode ter certeza que aqueles que estiverem do lado do PT, do lado do Lula, serão derrotados nas urnas”.
PM baleado
Durante a mesma entrevista, Leandro de Jesus comentou o caso de um policial militar baleado na cabeça na madrugada desta terça-feira (3), no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. O deputado lamentou o ocorrido e voltou a criticar a política de segurança pública do governo estadual.
“Mais um policial infelizmente baleado na cabeça, ou seja, até onde você está infelizmente em estado grave, eu não sei se tem novas atualizações sobre essa situação, estado gravíssimo”, afirmou. O parlamentar também fez referência a declarações anteriores do governador. “Tivemos recente também outro policial que foi baleado, mas aí o Jerônimo disse o quê? Não, mas ele não estava fardado, não estava de serviço, ou seja, então significa que se tivesse farda, pode ser baleado. Então, se for um cidadão comum, pode ser baleado”, disse.
Na sequência, o deputado comparou a postura do governador à do presidente da República. “Então sempre o Jerônimo passando pano para violência, exemplo do que faz o Lula, que diz que as facções ou os traficantes são as vítimas da sociedade ou a vítima dos usuários”, afirmou.
Leandro de Jesus também responsabilizou lideranças históricas do PT pelo atual cenário da segurança pública no Estado. “Infelizmente, o retrato de terror, e é isso que a gente tem que passar para a população, o retrato de terror, que nós estamos vivendo no estado da Bahia”, disse. Em seguida, apontou culpados: “Esse terror tem culpado: é o PT, é o Jaques Wagner, é o Rui Costa. O atual Jerônimo Rodrigues, que eles costumeiramente passam pano para criminalidade e para piorar”, concluiu.
